Quinta-feira, 28 de Março de 2024
18 SET 2022
Educação contrata profissionais para implantação do Núcleo Multidisciplinar
A Secretaria Municipal de Educação contratou nesta semana uma profissional em Serviço Social para atuar junto às escolas da rede municipal de ensino. Desde terça-feira, 13, a assistente social concursada Paola Caroline Carvalho de Castilho passou a fazer parte do quadro de funcionários da Secretaria de Educação e vai atuar especificamente junto ao Núcleo Multidisciplinar.
Segundo comentou a secretária interina de Educação, Maria Tereza Viana Monteiro Coimbra, o Núcleo Multidisciplinar está em processo de implantação, sendo necessária a contratação de mais profissionais especializados para melhor atendimento dos alunos da rede municipal de ensino e seus familiares.
O Núcleo Multidisciplinar será composto por dois profissionais em psicologia, dois fonoaudiólogos, um assistente social e um coordenador pedagógico. “Nesta semana fizemos a contratação da assistente social classificada no concurso vigente. Em breve faremos a contratação dos demais profissionais necessários. Para tanto, já está em andamento a elaboração do concurso com vagas para os psicólogos que atuarão junto ao Núcleo Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação”, adiantou a secretária interina.
A assistente social Paola Caroline comenta que sua atuação voltada ao ambiente educacional será uma espécie de mediação entre professores, alunos, seus familiares e os serviços em assistência social oferecidos no município.
“Estamos fazendo o levantamento e identificação dos alunos que apresentam situação de vulnerabilidade social, faltas excessivas nas aulas, evasão escolar, entre outras situações. Esses alunos serão acompanhados, orientados e encaminhados para o atendimento especializado que possa solucionar o problema e ajudá-lo no processo de seu desenvolvimento educacional”, explicou.

Lei Federal
Além da criação e implantação do Núcleo Multidisciplinar, a contratação dos novos profissionais atende à Lei Federal nº 13.935/19 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.
A Lei prevê que as redes públicas de educação básica devem contar com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais. Essas equipes devem desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.