07 OUT 2022
Penápolis fica entre as 10 melhores no ranking do IGM no Estado
O Conselho Federal de Administração divulgou os dados referentes à pesquisa do IGM 2022 (Índice de Governança Municipal). A avaliação foi feita por grupos estratificados divididos por número de habitantes e cálculo do PIB per capita. Penápolis está classificada em 8º lugar dentro do chamado Grupo 6, se considerar apenas os municípios paulistas.
Ainda no Grupo 6, formado por municípios brasileiros de 50 a 100 mil habitantes, com PIB per capita acima de  R$ 23.379,00, Penápolis está em 18º na classificação entre 177 municípios do seu porte.
Ainda dentro do Grupo 6, Penápolis obteve nota 7,60, estando acima dos demais municípios, cuja média foi de 6,31.
O Conselho Federal de Administração avaliou todas as cidades do país. Com essa classificação, Penápolis se apresenta acima de cidades como Videira (SC), Porto Ferreira (SP), Farroupilha (RS), Itapira (SP), Avaré (SP), Cerquilho (SP), Lucas do Rio Verde (MT), Boituva (SP), Irati (PR), Amparo (SP), entre outras.
Considerando todos os municípios do Estado de São Paulo, sem a estratificação por número de habitantes e valor do PIB per capita, Penápolis obteve a mesma nota de São José do Rio Preto.
O IGM/CFA é uma ferramenta que visa auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.
Segundo informa o Conselho Federal de Administração no seu site, os dados foram extraídos de bases como Datasus e IBGE, por exemplo. Os dados da população foram atualizados com base na projeção populacional desenvolvida pelo IBGE e que é utilizado pelo TCU para cálculo das transferências constitucionais.
Para o prefeito Caique Rossi os números refletem um panorama positivo sobre a cidade, e assegurou que a meta do governo é ampliar gradativamente o índice, ano a ano, em busca de um aperfeiçoamento cada vez maior.
“É para isso que nosso grupo de trabalho se empenha arduamente no dia a dia. Traçando estratégias eficientes de gestão, bom uso da máquina pública e acima de tudo planejamento com foco no que a população realmente precisa”, destacou o prefeito.
Para acessar todo o ranking e ter mais detalhes do estudo é possível acessar o site: https://igm.cfa.org.br .