Sexta-feira, 29 de Março de 2024
03 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Desenvolvimento Social inaugura Núcleo de Escuta Especializada
O Núcleo de Escuta Especializada atua para garantia de direitos da criança e do adolescente
Na manhã de sexta-feira (03), a Secretaria de Desenvolvimento Social inaugurou o Núcleo de Escuta Especializada, implantado na Biblioteca Municipal Prof. Jayme Monteiro, na vila Formosa. O evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi, vice-prefeita Mirela Fink, vereadores, secretários municipais, servidores e convidados.
O Núcleo de Escuta Especializada é um espaço destinado a ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência. É um novo instrumento de proteção social especializada dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social.
A construção do protocolo/fluxo de atendimento do Núcleo de Escuta Especializada foi feita em parceria com os demais órgãos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.
Durante a inauguração, o prefeito Caique Rossi destacou os diversos investimentos feitos na área de Assistência Social. “Temos investido em melhorar o atendimento socioassistencial para a comunidade, oferecendo uma estrutura física mais adequada e ações diferenciadas”, afirmou.
“Também criamos o projeto 100% entidades, em que dobramos os repasses para as organizações sociais parceiras da Prefeitura, que realizam um trabalho fundamental no atendimento à nossa população”, destacou Caique.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, enfatizou que Penápolis é a primeira cidade da microrregião a implantar o serviço. “Novamente, a cidade sai na frente ao implantar o fluxo de atendimento e o protocolo para a realização da escuta especializada, em cumprimento à legislação federal”, disse.
“Por isso, agradeço todo o apoio do prefeito Caique Rossi, da vice-prefeita Mirela Fink e de toda a equipe pela valorização da área de assistência social. Somente em 2022, foram investidos cerca de R$ 3 milhões em ações da Secretaria de Desenvolvimento Social”, disse Pedro.
O serviço funcionará temporariamente na Biblioteca Jayme Monteiro, mas terá sede própria em breve.
“A princípio o atendimento acontece em uma sala da Biblioteca Jayme Monteiro, mas assim que a reforma do Ceu das Artes for concluída, o serviço será transferido para lá em definitivo. No local já funciona também o Cras Planalto, que é o Centro de Referência da Assistência Social da região”, disse.
O Núcleo de Escuta Especializada conta com uma equipe específica de profissionais (assistente social, psicólogo, enfermeiro e pedagogo), trabalhando em conjunto com toda a rede de serviços de proteção social do município. A coordenação do Núcleo será da pedagoga e psicopedagoga, Maria Neuza Nunes da Silva.
O serviço atua para garantia de direitos da criança e do adolescente, no que diz respeito tanto à identificação como ao encaminhamento de questões relacionadas à violência em todos os seus aspectos (física, psicológica, sexual e institucional).
O protocolo de funcionamento foi elaborado pelos membros do Comitê Intersetorial da Escuta Especializada, com base legal estabelecida na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O monitoramento das ações previstas no Protocolo será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.