Sexta-feira, 29 de Março de 2024
01 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Escola Linda na Montaha: Profissionais da Educação esclarecem a necessidade de investimento
A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis deu início, em novembro do ano passado, às obras de reforma da Emef - Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Profª Montaha Gibara Ayub, localizada no bairro Haroldo Camilo. Com mais de 200 alunos matriculados, em uma região populosa da cidade, a unidade vinha carecendo de amplas melhorias, já que desde sua inauguração, em 2004, nunca havia passado por obras de impacto.
A iniciativa faz parte do projeto Escola Linda, criado pelo atual governo, que vem reformando, ampliando e melhorando dezenas de unidades escolares da cidade com recursos próprios da prefeitura e garantindo, além de segurança e modernidade, um ambiente confortável para alunos, professores e demais funcionários.
O diretor da Emef Montaha, professor Edivaldo Vieira dos Reis, destacou que a rotina da escola vinha sendo bastante sofrida devido às deficiências físicas do prédio, especialmente em épocas chuvosa, já que havia locais onde a água jorrava.
“Em alguns pontos da escola, quando a chuva era mais forte, a água corria literalmente pelas paredes e até no meio dos cômodos. Era uma situação extremamente difícil”, relatou Edivaldo.
“Estávamos aguardando por essa reforma ansiosamente, e ficamos satisfeitos quando a notícia chegou, pois sabemos que enfim o problema será solucionado”, disse o diretor.
Outro problema enfrentado, além dos alagamentos, era a presença constante de pombos que se alojavam numa tela que anteriormente havia no forro dos pátios, servindo de moradia para estes animais. A situação se agravava devido a presença de fezes das aves.
Ainda sobre a necessidade da troca geral do telhado da escola, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, professora Isabel Cristina Canhameiro Oliveira, enfatizou que a administração municipal foi sensível ao problema, não medindo esforços para solucionar a questão.
“Nosso objetivo é proporcionar educação de qualidade, numa estrutura digna, que comporte as atividades de modo seguro e funcional. Do jeito que estava não era mais possível conciliar as práticas letivas. Por isso levamos o projeto Escola Linda para aquele bairro, beneficiando a Emef Montaha e toda a comunidade do Haroldo Camilo”, declarou.
“Temos certeza que ao final das reformas, com telhado novo, pintura nova, algumas novas ampliações previstas, teremos uma escola renovada e maravilhosa para nossas crianças. Será um ganho enorme para a população”, concluiu Isabel.

Projeto
De acordo com o projeto de reforma da escola haverá um investimento de mais de R$ 2,5 milhões com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação.
Dentre as obras de reforma que serão executadas na unidade, estão: substituição de todo o telhado da escola que passará a ter telhamento em chapa de aço com pintura poliéster, tipo sanduíche e estrutura metálica em perfil metalon.
Também serão feitas obras de adequação e ampliação da cozinha e redimensionamento do refeitório; adequações na área administrativa; instalação de nova quadra de areia; adequações do sistema elétrico; pequenos reparos nos sanitários; além de pintura interna e externa do prédio e instalação de novo playground. A quadra da escola também passará por reformas e melhorias.
A execução da obra está a cargo da empresa Construcerto Eireli EPP, de Fernandópolis, vencedora da licitação pública realizada pela prefeitura.
Durante as obras de reformas, os alunos estão sendo atendidos em outras unidades com o auxílio do Serviço de Transporte Escolar para o deslocamento.