Quinta-feira, 28 de Março de 2024
21 MAR 2023
Educação Sem Papel: Secretaria implanta novos sistemas de informatização
A Secretaria Municipal de Educação está em processo de implantação de dois novos sistemas informatizados que visam dar agilidade e eficiência aos serviços internos; e também garantir o acesso da população, de forma virtual, aos diversos serviços que são oferecidos pela secretaria e unidades escolares. Essa nova forma de lidar com os trâmites de documentos internos e externos da secretaria chama-se “Educação Sem Papel”, já que todos os procedimentos serão feitos pelo computador, sem a utilização de papéis.
Estão sendo implantados dois sistemas informatizados: o FlowDocs – que é um sistema de gerenciamento de processos para a parte administrativa da Secretaria de Educação e unidades escolares; e o SIE (Sistema Integrado Educacional) – direcionado à comunidade escolar (professores, alunos e familiares). Os dois sistemas serão implantados e funcionarão de forma integrada.
Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a implantação desses sistemas vai agilizar todos os trâmites burocráticos da secretaria, além de gerar economia com materiais e combustível. “Documentos como memorandos, ofícios, circulares não serão mais impressos e levados de um setor ao outro ou das unidades até a Secretaria. Esses documentos serão assinados digitalmente e entregues de forma virtual, prática, rápida e sem custos”, comentou.
O prefeito Caique Rossi destaca que a informatização desses procedimentos é essencial para a melhoria do serviço público e atendimento da população. “A Secretaria de Educação já está promovendo a implantação desses sistemas e com o tempo, os demais setores da prefeitura também se adequarão às novidades tecnológicas para agilidade do serviço e melhor atender a população”, ressaltou.

Praticidade
Após a implantação desses sistemas, a população também notará a melhoria e agilidade nos serviços que poderão ser requisitados de forma on-line, sem precisar se deslocar à Secretaria ou às unidades escolares.
Dentre os serviços que em breve serão oferecidos virtualmente, estão: declaração de matrícula, solicitação de Transporte Escolar, transferência de aluno para outra escola, inscrição de aluno em creche, entre outros.
Além disso, por meio do SIE, os pais poderão ter acesso de forma on-line aos comunicados da escola, relação de presença/falta dos alunos, notas das provas, histórico escolar, entre outras informações da vida escolar do aluno.
Vale destacar que para obter esses serviços, o munícipe não precisa baixar nenhum aplicativo, o acesso poderá ser feito diretamente do navegador do celular, computador ou tablet, por meio do sistema web online.
“No caso de algum munícipe, pais ou responsáveis que não tenham acesso digital para solicitar esses serviços virtualmente, todos os outros meios ainda estarão funcionando, basta ir até à Secretaria ou às unidades escolares”, complementou Neira Pinheiro.

Prazo
A secretária de Educação ressalta que ainda está em fase inicial o processo de implantação desses dois sistemas informatizados (FlowDocs  e SIE) e que acontecerá em três etapas: 1ª fase – uso interno da Secretaria de Educação e unidades escolares; 2ª fase – envolvimento de todos os setores e funcionários da Secretaria de Educação e 3ª fase – todos os serviços da Educação serão disponibilizados de forma virtual à população. O prazo para a implantação total é de doze meses.
A nova medida também atende à Lei Federal nº 14.129/2021, que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública. Essa Lei dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o aumento da eficiência da administração pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão.