Quinta-feira, 28 de Março de 2024
16 MAI 2023
Inscrições para Festival Paralímpico 2023 encerram amanhã
A Secretaria Municipal de Educação informa que termina amanhã (17/05), o prazo para as inscrições dos alunos interessados e também para os voluntários, que desejam participar do Festival Paralímpico 2023. A 1ª Etapa do Festival acontecerá no próximo sábado, dia 20 de maio, das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes “Luiz Carlos Peters”, anexo à Emef Profª Marilena Cipriano Pereira (Rua Maria Moroni Dias, nº 115 – Jardim Eldorado). O evento é aberto ao público de todas as idades, com entrada franca.
Para participar das modalidades esportivas, podem se inscrever crianças e adolescentes de 08 a 17 anos, sendo 80% com deficiência e 20% sem deficiência. Alunos da rede municipal podem fazer sua inscrição nas unidades escolares. Já os demais alunos (rede particular e estadual de ensino), devem se inscrever diretamente na Secretaria Municipal de Educação.
Os estudantes ou profissionais de Educação Física que desejam ser voluntários para auxiliar os alunos e professores na participação das modalidades esportivas, também devem fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Educação até o dia 17. Os voluntários receberão certificado.
Tanto para os alunos, quanto para os voluntários, as inscrições podem ser feitas de forma presencial, ou por telefone (18) 3654-2531 ou (18) 3654-2533; ou ainda por e-mail educaçã[email protected].

O Festival
Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Penápolis foi selecionado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para ser sede regional do Festival Paralímpico. O evento é um dos mais importantes do país e o único da América Latina.
Neste ano, o Festival Paralímpico vai ocorrer em duas etapas: a primeira será no próximo sábado (20/05), e a segunda edição, no dia 23 de setembro. Serão disputadas quatro modalidades esportivas: Bocha, Goalball, Vôlei Sentado e Atletismo.
O Festival Paralímpico tem o objetivo de proporcionar às crianças com deficiência e crianças sem deficiência a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas. Além disso, promove a inclusão aos participantes e aproxima a criança com deficiência do esporte paralímpico.
Vale ressaltar que todos os alunos inscritos (com deficiência ou não), participam de todas as modalidades esportivas.
O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa e parceria da Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Diretoria de Ensino; APAE e municípios de Alto Alegre e Avanhandava.