Três servidores da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) participaram de uma capacitação sobre as funcionalidades do CadÚnico, o sistema de cadastro único para programas sociais como o Bolsa Família. O curso ocorreu entre os dias 4 e 7 de novembro na cidade paulista de Serra Negra.
A capacitação é ofertada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e é obrigatória para os servidores que atuam na área. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, para Penápolis, foram disponibilizadas três vagas para o curso.
“Todos os servidores que gerenciam o cadastro único devem passar por essa capacitação. O curso é realizado para ampliar o número de profissionais aptos a realizar as entrevistas, coletar e digitalizar os dados no sistema e cadastá-los ou atualizar as informações das famílias inscritas no CadÚnico”, explicou.
O secretário complementou que a capacitação é necessária pois há um aumento da demanda de famílias que devem ser inseridas no cadastro único. “Esse sistema é a porta de entrada para benefícios sociais como o Bolsa Família, a tarifa social de energia elétrica, programa minha casa minha vida, entre outros”, afirmou Sanchez.
“Por isso, precisamos ter uma equipe preparada para ampliar esse atendimento. É uma preocupação do município e demonstra o planejamento das políticas públicas de assistência social para garantir o atendimento de qualidade a mais pessoas”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Social.
Secom – PMP