18 OUT 2013
Prefeitura lança Concurso Cultural “Minha Penápolis”

No mês de aniversário da cidade, a Prefeitura de Penápolis lança o concurso cultural “Minha Penápolis”, com a finalidade de incentivar a produção artística da população, reconhecendo a criatividade e o potencial artístico da sociedade, como também encontrar algo que simbolize a cidade. O valor total da premiação será de R$3 mil.

O concurso será realizado exclusivamente em Penápolis e direcionado às pessoas físicas residentes na cidade. Os interessados deverão participar com suas obras de arte, criações de elementos visuais e táteis como desenho, pintura, escultura. Também serão aceitos trabalhos manuais de matriz artesanal como costura, pintura sobre tecido, bordado, crochê, macramê, cerâmica e vidraçaria.

O concurso é composto por duas categorias: Escolar e Geral. A Categoria Escolar funcionará como uma pré-seleção para os alunos integrarem a Categoria Geral e concorrerem a premiação.

Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 11 de outubro a 8 de novembro de 2013. Na Categoria Escolar, todos os estudantes interessados, deverão fazer a inscrição preenchendo o formulário e entregando-o juntamente com sua obra artística na escola onde está matriculado. O formulário de participação será disponibilizado gratuitamente nas escolas que aderiram ao concurso cultural.

Na Categoria Geral, todos os interessados deverão, no período de 11 de outubro a 8 de novembro de 2013, realizar a sua inscrição preenchendo o formulário de participação e entregando sua obra artística na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça 9 de Julho, 150, Centro.

Ainda na inscrição, o participante deverá fazer uma breve descrição de como se inspirou para construir o seu trabalho, obedecendo o limite estabelecido no formulário. O formulário de participação será disponibilizado gratuitamente na Secretaria da Cultura. Não será admitida, em hipótese nenhuma, a inscrição de dois ou mais trabalhos da mesma pessoa, mesmo que por categoria diferente (escolar e geral). Caso dois ou mais trabalhos sejam inscritos, ambos serão desclassificados.

Mostra de Trabalhos

Os trabalhos inscritos nas categorias Escolar e Geral, desde que aceitos conforme o regulamento, serão exibidos na 1ª Mostra “Minha Penápolis”, que acontecerá de 25 a 28 de novembro, na Sala Cora Coralina. Os trabalhos poderão ser assinados pelos participantes e serão submetidos a julgamento do conselho curatorial, composto por três profissionais locais do cenário cultural e artístico. O conselho utilizará os seguintes parâmetros para a avaliação dos trabalhos e escolha dos vencedores: Criatividade, Expressividade, Qualidade técnica e Coerência com o tema proposto: “O que Penápolis significa para você?”

Premiação

Os três autores de trabalhos eleitos na categoria Escolar receberão troféus como prêmio, além de concorrem na categoria Geral. O conselho elegerá um trabalho por cada subcategoria – do 2º ao 5º Ano, do 6º ao 9º Ano e Ensino Médio.

Já os três autores dos trabalhos eleitos vencedores deste concurso na categoria Geral, receberão o prêmio de acordo com a sua classificação: 1º Lugar – R$ 1.500,00; 2º Lugar – R$ 1.000,00 e 3º Lugar – R$ 500,00.

Os vencedores do concurso, em ambas as categorias, receberão o prêmio no encerramento da 1ª Mostra “Minha Penápolis”, a ser realizada no dia 28 de novembro, na Sala Cora Coralina.

A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso cultural “Minha Penápolis” podem ser obtidos na Secretaria de Cultura, nas escolas participantes e também no site da Prefeitura de Penápolis (www.penapolis.sp.gov.br).