Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
25 OUT 2013
Cidade terá Polo do Instituto Federal

Está assegurada a criação de um Polo do IFSP – Instituto Federal de São Paulo para breve em Penápolis. Nesta semana o prefeito municipal Célio de Oliveira esteve em Brasília/DF, se reunindo com autoridades do Ministério da Educação, para tratar do assunto, cujas negociações estão bastante adiantadas de acordo com o prefeito.

“Costumo dizer que este processo de implantação do Instituto Federal é como uma criança. Começa aos poucos, com um polo pequeno, de menor estrutura, onde se instalam cursos do Pronatec, Proeja-Fic, entre outros proporcionados pelo Governo Federal, e vai devagar se expandindo”, explicou Célio.

“É este o processo usado pelo Ministério da Educação em todos os municípios onde o Instituto Federal define sua instalação. São etapas-padrão a serem cumpridas”.

Célio de Oliveira informou ainda que, gradativamente, num espaço aproximado entre 4 e 5 anos de atuação no município, é que o investimento do Governo Federal passa efetivamente a se configurar como um campus, ocupando assim uma área própria de cerca de 70 mil metros quadrados.

“Desde janeiro estamos batalhando muito por esta conquista. Já estive por diversas vezes em Brasília e também em São Paulo pleitando a vinda deste benefício para nossa cidade. É um presente para nossa população, que com certeza estará preparando um futuro bem melhor para todos. A educação, a qualificação profissional, o ensino técnico e tecnológico são molas propulsoras para seres humanos melhores”, afirmou o prefeito.

“Em todo este processo não podemos esquecer de agradecer o empenho fundamental dos deputados Roberto Santiago e Nelson Marquezelli, que tanto tem nos ajudado junto ao Ministério da Educação, defendendo a causa de Penápolis e região. Agradecemos ainda ao Ministro Aloísio Mercadante e o Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, que nos recebeu tão bem e que nos orientou tão bem sobre a definição do cronograma de instalação do Instituto Federal em Penápolis”, enfatizou Célio de Oliveira.

O Instituto Federal possui 30 campus em todo o Brasil e pretende instalar mais 20 campus até 2014 e está selecionando algumas cidades com o perfil adequado. De acordo com os representantes do Instituto Federal, o município de Penápolis possui o perfil, já que é sede de comarca e poderá atrair estudantes da localidade e demais cidades da região.

A princípio o polo do IFSP deverá funcionar no prédio da escola Sesi, que em breve será desocupado, tendo em vista que a mesma se mudará para a nova unidade. A Prefeitura fará a doação de uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados (3 alqueires) para a construção da sede própria do Instituto Federal em Penápolis.