Quinta-feira, 28 de Março de 2024
07 NOV 2013
Prefeitura instala semáforo na Avenida Irmãos Buranello com a Rua do Pereirinha

Penápolis também inova com um bolsão exclusivo para motos e bicicletas que aguardam no semáforo

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana instalou no último dia 24, um semáforo no cruzamento da Avenida Irmãos Buranello com a Rua do Pereirinha, local que tem apresentado grande fluxo de veículos nos últimos anos.

A medida visa garantir a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres que diariamente passam pelo cruzamento que dá acesso aos bairros Sílvia Covas, Gualter Monteiro, Pereirinha, Haroldo Camilo, Tropical, Dois Irmãos, em breve o Residencial Osvaldo Vizoni que será inaugurado e também à Rodovia Assis Chateaubriand e ao centro da cidade.

A instalação do semáforo no cruzamento da Avenida Irmãos Buranello com a Rua do Pereirinha, atende ainda a solicitação de diversos moradores da localidade preocupados com o crescente número de acidentes no cruzamento. Nos últimos dias, o prefeito Célio de Oliveira tem recebido diversos agradecimentos e elogios da comunidade nas redes sociais e programa no rádio pela instalação do semáforo no referido local.

Inovação

Além da instalação do semáforo, outras benfeitorias foram feitas, como a sinalização de solo, faixa de travessia de pedestres, acessibilidade nas calçadas (rampas), poda de árvores no canteiro central e principalmente, o bolsão exclusivo para motos e bicicletas que aguardam no semáforo. O bolsão é uma faixa exclusiva para motos e bicicletas que fica entre a faixa de travessia de pedestres e a faixa de retenção para os demais veículos

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, coronel Daniel Rodrigueiro, o bolsão é uma sinalização de solo inédita em Penápolis, que visa garantir a segurança dos ciclistas e motociclistas que saem na frente dos demais veículos no sinal verde.

“O bolsão para motos e bicicletas é uma experiência trazida das cidades de Madri e Barcelona, na Espanha e que há cinco anos foi implantada em alguns pontos de São Paulo. Penápolis é uma das primeiras cidades do interior a utilizar essa sinalização de solo nos semáforos. É uma inovação de primeiro mundo que será incluída em outros corredores da cidade, conforme a necessidade”, adiantou o secretário Daniel Rodrigueiro.

Estudos

De acordo com o secretário de Trânsito, a necessidade de um semáforo neste cruzamento foi confirmada após vários estudos, a começar pelo levantamento estatístico junto à Polícia Militar realizado durante três meses e meio, comprovando que em Penápolis, este é o cruzamento com maior número de acidentes nos últimos dois anos.

Com a ajuda dos atiradores do Tiro de Guerra de Penápolis, a Secretaria de Trânsito também realizou durante três dias em horários diversos, a contagem de veículos que entram e saem dos bairros pela Rua do Pereirinha e também os veículos que cruzam a referida via. Foi constatado que por hora, em média são 230 motos, 208 carros, 35 caminhões e ônibus, 40 bicicletas e 6 carroças.

Além de todo esse levantamento, a Secretaria de Trânsito também efetuou pesquisa de campo, com entrevista a moradores, comerciantes da região e passantes, quando a maioria dos entrevistados foi favorável à instalação do semáforo no cruzamento.

“Foram meses de estudos unindo trabalho técnico e o clamor público, mas finalmente conseguimos garantir mais segurança no trânsito, organização do fluxo de veículos e acessibilidade no local. Vale ressaltar que essa região é afastada do centro da cidade e portanto, a Administração Municipal mostra que também se preocupa com os problemas dos bairros periféricos, desfazendo o mito de que só a região central da cidade recebe atenção do poder público”, comentou Daniel Rodrigueiro.

O secretário informou ainda que o próximo cruzamento a receber semáforo será da Rua Antonieta Vilela Ferreira com a avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, esquina do Supermercado Big Mart. O monitoramento do local com a ajuda do Tiro de Guerra será feito no sábado, segunda e quarta-feira.