19 NOV 2013
Penápolis retoma Festival de Teatro e alcança record de público

O 13º Fetep – Festival de Teatro de Penápolis realizado de 08 a 16 de novembro, marcou a retomada desse importante evento cultural do município, alcançando um extraordinário número de público de 6.000 espectadores, somando todas as apresentações.

“O público penapolense provou mais uma vez que gosta e prestigia eventos culturais, principalmente espetáculos de qualidade. E foi exatamente isso que o Festival de Teatro 2013 ofereceu aos penapolenses: espetáculos teatrais de excelente qualidade, para todas as idades e tudo de forma gratuita”, destacou o secretário de Cultura, Maurílio Galoppi. “A Prefeitura de Penápolis se esforçou para promover um evento de qualidade e o público correspondeu, esteve presente em grande número todos os dias, em todas as apresentações, prestigiando os espetáculos teatrais”, completou.

É o que confirma a atriz penapolense e professora de teatro na rede municipal, Fátima Pessôa, em sua página pessoal do facebook: “E o Festival de Teatro terminou. Foram nove dias respirando um ar diferente. Agora ficou um vazio que será preenchido pelo aprendizado de ter visto, chorado, de ter sorrido, se emocionado e sentido a plenitude da arte” (comentário postado dia 17/11/13).

A Retomada

Para o secretário de Cultura, Maurílio Galoppi, é importante ressaltar a sensibilidade e empenho do prefeito Célio de Oliveira para que o Fetep acontecesse em Penápolis este ano. “Desde o início, o prefeito Célio garantiu a realização do 13º Fetep, oferecendo todo apoio necessário e confiança na equipe da Secretaria de Cultura”, afirmou Galoppi.

Em 2012, o Fetep foi cancelado dias antes da abertura, assim como em alguns anos anteriores também não foi realizado. De acordo com o secretário, Penápolis tem uma forte tradição no teatro, que vem desde o início da década de 60 com a criação do TAE- Teatro Amador dos Estudantes. “Neste governo municipal, com a reativação do Fetep em sua plenitude, resgata-se essa tradição e dá um passo a mais com a instalação do curso de Dramaturgia do SENAC para início de 2014, que formará além de atores, cenógrafos, roteiristas e toda uma gama de mão de obra ligado ao setor”, anunciou o secretário Maurílio Galoppi.

Movimentação

O 13º Fetep movimentou a cidade durante 9 dias, com 27 espetáculos teatrais, de 18 grupos de Penápolis, da região e de diversas localidades do Estado de São Paulo, além de grupos dos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Foram aproximadamente 200 artistas envolvidos, em 34 apresentações em teatros, praças e vários pontos da cidade e um público de aproximadamente 6.000 pessoas. Além disso, aconteceram cinco oficinas formativas voltadas à área do teatro, com participação de cerca de 100 pessoas.

Quase a metade da grade de espetáculos foi destinada ao público infantil e infanto-juvenil, com agendamento de 18 escolas municipais, estaduais, particulares e entidades assistenciais que lidam com crianças, como Apae, SOS, Vila da Infância.

Parceiros

O Secretário de Cultura, Maurílio Galoppi, faz um agradecimento especial à Secretaria Municipal de Educação pela parceria, em nome do secretário José Carlos Pansonato Alves, o professor Zequinha. Também a dedicação do chefe de serviço de Cultura, Luiz Colevatti, um dos organizadores do Fetep 2013 e que conseguiu importante parceiros na realização do evento: SESC - Birigui; SENAC; Secretaria de Estado da Cultura, através de suas várias oficinas culturais (Oficina Sílvio Russo, Projeto Ademar Guerra e Poiesis); Unimed Penápolis, Sescoop/SP, Sicred; Ferreira Engenharia.

“Gostaria de agradecer toda a equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura, que embora reduzida, se esforçou ao máximo para que tudo desse certo. Foram nove dias de muito trabalho, mas valeu à pena. Tivemos ótimos espetáculos, público caloroso e hoje posso afirmar que o Fetep 2013 foi um sucesso. Esperamos repetir a dose no próximo ano”, finalizou Galoppi.