Quinta-feira, 28 de Março de 2024
21 NOV 2013
Ponto MIS: Prefeitura convida para exibição de filmes e oficina gratuitas

A Prefeitura de Penápolis convida toda a população para prestigiar as sessões gratuitas de cinema que a cidade recebe através do projeto do Ponto MIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A exibição dos filmes “Nina” e “O garoto cósmico” acontecerá neste domingo, dia 24, no Teatro Lúmine, a partir das 20h. Entrada franca. O Teatro Lúmine será equipado com telão, projetor e estrutura completa de som para a comunidade assistir os filmes sem perda de qualidade audiovisual.

O curta-metragem “Nina” apresenta a história de um clown que não difere a vida e a arte quando encontra seus próprios pensamentos projetados em outros dois personagens: a bailarina de circo e outro clown. Direção de Rodrigo Zerbetto Chehda e duração de 14 minutos. Classificação livre.

Na sequência, será exibido o longa-metragem “O garoto cósmico”, do diretor Alê Abreu. O filme conta a história de três crianças: Cósmico, Luna e Marinho que vivem em mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perderam-se no espaço e descobrem um universo infinito esquecido num pequeno circo. Classificação livre. Duração: 76 minutos.

O projeto Ponto MIS também contempla alunos das escolas municipais com exibição gratuita dos filmes. Na sexta-feira, dia 22, alunos das escolas Emef Marcos Trench, CEU Montaha Gibara Ayub e CEU Harume Kubota da Silva, irão ao cinema às 8h. No período da tarde, às 13h, será a vez das escolas Emef Elza Nadai Silvino, CEU Darcy Aparecida Buranello Marin e CEU Harume Kubota.

Oficina

Além da exibição gratuita dos filmes para escolas e público em geral, o projeto Ponto MIS oferece ainda a oficina “Grandes Momentos do Cinema” na próxima quarta-feira, dia 27, na Sala Cora Coralina, das 19h às 23h.

A oficina “Grandes Momentos do Cinema” é um resumo dos principais momentos da história do cinema, desde os pioneiros até os dias de hoje, com exibições de trechos de filmes e informações sobre a evolução da linguagem cinematográfica. A oficina será ministrada pelo crítico de cinema, jornalista, professor e pesquisador Sérgio Alpendre. O palestrante apresenta um panorama leve e divertido sobre essa arte contagiante e irresistível que dominou o cenário cultural do século XX, tendo o espectador a oportunidade de ver os filmes com outros olhos, observando como a linguagem trabalha em suas engrenagens e enriquecendo a experiência audiovisual.

Para participar, o interessado deve fazer a inscrição até o dia 26, na Secretaria de Cultura, localizada na Praça Nove de Julho, das 08h30 às 11h e das 13h30 às 17h. A oficina é gratuita e possui 50 vagas. A partir de 14 anos.

O “Ponto MIS” é realizado em parceria entre a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Estadual de Cultura e o Museu da Imagem e do Som (MIS). O programa chega a Penápolis por intermédio do vereador Lucas Casella. O Cine Teatro Lúmine também é parceiro por ceder o espaço à exibição dos filmes.