Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
24 NOV 2013
Daep passa por auditoria e mantém certificação de qualidade ISO 9001

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) passou por uma auditoria externa no sistema de gestão de qualidade, nos dias 18, 19 e 20, e após as análises, foi recomendada a recertificação ISO 9001, comprovando que o Daep mantém o padrão de qualidade dos serviços oferecidos à população.

O Daep possui a certificação ISO 9001:2008 desde 2004, e todo ano, o Departamento passa por auditoria externa, comprovando a certificação em qualidade. Em 2013 não foi diferente, já que a Fundação Vanzolini, empresa contratada para fazer a auditoria, recomendou a recertificação ISO 9001 do Daep. O escopo da certificação é “captação, tratamento e distribuição de água; coleta e tratamento de esgotos e coleta e destinação final dos resíduos sólidos”.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a auditoria é um processo de melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade do Daep. “A certificação garante a melhoria dos serviços prestação à população além de ser uma ferramenta de planejamento da gestão. Quem sai ganhando é o cidadão penapolense, beneficiado com serviços públicos com padrão de qualidade reconhecido”, destacou Sílvia Shinkai.

De acordo com o auditor Hilário Sergio Ferrari, da Fundação Vanzolini, o Daep está no caminho certo, pois atua junto com a população, desenvolve um trabalho de Educação Ambiental. “Mesmo não fazendo parte do escopo, a educação ambiental é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados”, declarou o auditor.

Confiança

Ainda segundo Hilário Ferrari, o Comitê de Gestão da Qualidade do Daep passa confiança em relação ao sistema da empresa, mantendo o ambiente agradável durante a auditoria. “Pude notar o envolvimento dos funcionários que são capacitados e têm experiência com o trabalho desenvolvido”, acrescentou o auditor.

Para a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai, a recomendação da recertificação ISO 9001 chegou em boa hora, mantendo por nove anos consecutivos o sistema de gestão de qualidade do Daep. Ela ainda comenta que no último dia 14 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial da Qualidade 2013, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre a importância e contribuição de qualidade para o crescimento e prosperidade.