Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
27 NOV 2013
Recuperação de ponte e estrada favorecem preservação da nascente do Lajeado

Ação conjunta entre o Consórcio Ribeirão Lajeado, Daep e Prefeituras de Penápolis e Alto Alegre proporcionam melhor acesso e segurança à nascente do único manancial de abastecimento da cidade

Recentemente o CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) promoveu uma série de ações que propiciaram importantes benefícios à estrada do bairro rural Santana, nas proximidades da nascente do ribeirão Lajeado, em Alto Alegre. Graças a uma parceria firmada entre o consórcio, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), e as Prefeituras de Penápolis e Alto Alegre foi possível reconstruir uma ponte que estava caída há muitos anos, além de recuperar um longo trecho da estrada rural.

De acordo com as informações do coordenador geral do consórcio, Júlio Barreto, próximo à nascente do Lajeado havia uma antiga ponte inutilizada, já que estava caída há anos, por conta de apodrecimento da madeira. Por conta disso, o acesso àquela região era dificultado, inclusive o trabalho de monitoramento da nascente, feito pelo CIRL e o Daep, além das visitas educativas/monitoradas que o CEA (Centro de Educação Ambiental) promove ao local com a participação de estudantes da cidade e região.

“Ao tomarmos conhecimento desta questão buscamos as parcerias necessárias para viabilizar a reconstrução da ponte e também melhorar as condições da estrada”, relatou Barreto.

“No local foi feita uma linha de tubos de concreto com 0,80 centímetros e também de 1,00 metro de diâmetro. O projeto foi executado pela equipe do setor de Engenharia do Daep, a quem agradecemos pelo apoio de sempre em nossas ações”, acrescentou ele.

Júlio Barreto lembrou ainda que além da ponte, também foi feito o trabalho de recuperação da estrada com manejo adequado do solo, visando a sua conservação. Para tanto foi promovida a construção de terraços, curvas de nível, sangrias e bacias de contenção das águas das chuvas para que não haja erosões e nem o consequente assoreamento da bacia do ribeirão Lajeado, que neste caso também é evitado pelo plantio e preservação da mata ciliar.

“Ao todo foram beneficiados cerca de 2.500 metros de estrada, beneficiando, juntamente com a recuperação da antiga passagem quebrada, a circulação de moradores e proprietários da região dos bairros Galinari, Araponga e Santana. Com isso o percurso dos usuários foi diminuído em aproximadamente 4 quilômetros” , informou o coordenador.

Visita

Para conferir como foram feitos os trabalhos no local, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, que é o presidente do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, esteve percorrendo a estrada recuperada e também verificou a linha de tubos construída para passagem nas imediações na nascente.

Durante a visita o prefeito Célio esteve acompanhado da prefeita da cidade de Alto Alegre, Helena Berto. Ambos conferiram também como está o cercamento da área da nascente, na estrada que liga Alto Alegre a Penápolis, observando a segurança do local que deve ser preservado para sobrevivência do manancial.

Célio de Oliveira, agradeceu à prefeita Helena Berto pela parceria de Alto Alegre na realização das obras, ressaltando que a união dos municípios consorciados garante que sejam atingidos os objetivos do CIRL.

“Os nossos mais sinceros agradecimentos à Prefeitura de Alto Alegre, através da prefeita Helena, pela contribuição neste tão importante trabalho de preservação da natureza, especialmente o Lajeado, que é a fonte de beber de toda a população penapolense”, destacou Célio.

Manejo da Bacia

De acordo com a Lei nº 269, de 20 de julho de 1.993, que determina a criação do Programa de Manejo de Solo para a Bacia do Ribeirão Lajeado, o mesmo tem como objetivo evitar a erosão do solo e o assoreamento dos mananciais propiciando melhor aproveitamento deste solo para as culturas, o que gera maior produtividade.

O mesmo documento ainda prevê a recuperação da mata ciliar junto aos cursos d��água, em especial as suas nascentes. Para isso são executados trabalhos de terraceamento, curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais e açudes nas propriedades localizadas dentro da bacia.

O custo da hora máquina aos proprietários interessados é repassado de forma mais acessível que o preço de mercado, sendo os serviços executados por máquinas da administração direta, contratados da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo) ou de outros de interesse do Consórcio Ribeirão Lajeado. Os valores recolhidos são revertidos para manutenção do consórcio.

Os proprietários que se beneficiam do programa tem a obrigatoriedade de recuperar a mata ciliar junto aos cursos d��água de sua propriedade.