Quinta-feira, 28 de Março de 2024
10 DEZ 2013
1º Festival de Judô InterCEUs é realizado com sucesso

A Secretaria Municipal de Educação realizou no último sábado, 07, o 1º Festival de Judô InterCEUs, no Ginásio de Esportes “Antônio de Castilho Braga”, o Gigantão Azul, com a participação dos alunos das escolas municipais de período integral. O público composto por pais, familiares e comunidade em geral prestigiou o evento.

Todos os alunos receberam medalha de ouro de honra ao mérito pela participação. A premiação com troféus ficou para as escolas participantes com o maior número de alunos, sendo: 1º lugar “CEU Prof. Harume Kubota da Silva”, 2º lugar “CEU Prof. Montaha Gibara Ayub” e 3º lugar “CEU Darcy Aparecida Buranello Marin”.

De acordo com o diretor de Departamento de Ensino Fundamental, Vitor Francisco Avian, não houve premiação individual dos alunos, pois o evento não teve caráter competitivo, mas sim um festival de judô para mostrar aos pais o desempenho de seus filhos.

“Todos os alunos receberam medalha pela participação e dedicação nas lutas. Os árbitros não apontaram o vencedor no final de combate, mas destacaram o respeito às regras e a importância da dedicação e persistência para alcançar um bom resultado que não necessariamente precisa ser a vitória”, comentou o diretor.

As aulas de Judô são ministradas no núcleo diversificado das escolas municipais de período integral. Para o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o professor Zequinha, a prática de judô visa desenvolver nos alunos os aspectos positivos de disciplina, autocontrole e valorização de atitudes de cooperação e o respeito mútuo.

A máxima desta prática esportiva se consolida na célebre frase de seu criador Jigoro Kano: “Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância e somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.”

O 1º Festival de Judô contou com a parceria da Secretaria de Saúde que deixou à disposição do evento uma equipe de primeiros socorros e também da Secretaria de Esportes que cedeu o Ginásio para a realização do evento.