Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
13 DEZ 2013
Comissão Municipal de Emprego de Penápolis participa de capacitação

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, realizou no último dia 26, em Araçatuba, uma capacitação das Comissões Municipais de Emprego (CMEs) da região, em parceria com o Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal).

O município de Penápolis participou da capacitação e foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, que também é presidente da Com-Emprego em Penápolis e demais membros da comissão. A qualificação contou com a participação de representantes de 13 cidades da região de Araçatuba.

Também participaram do evento, o diretor regional da SERT, Célio Kill, a coordenadora da Comissão Estadual do Emprego, Silvia Inêz Machado e os representantes do Cepam, Eliseu Lyra e Cristina Simonetti.

Durante a capacitação, as Comissões Municipais de Emprego foram orientadas sobre os recursos governamentais disponíveis para o prosseguimento dos trabalhos relacionados a políticas públicas de emprego, trabalho e renda.

As Comissões Municipais de Emprego, devem elaborar, propor, acompanhar e avaliar políticas públicas de emprego, no âmbito municipal. O sucesso do projeto requer conhecimento da realidade municipal para a formulação de ações que mudem as condições de empregabilidade dos trabalhadores.

“Nosso plano de trabalho é trazer para Penápolis os cursos prioritários, de acordo com as necessidades do mercado local e o perfil dos trabalhadores requisitados, assim como as carências mais significativas encontradas na mão de obra”, disse o secretário e presidente da Com-Emprego de Penápolis, Hugo Crepaldi.

As ações das Comissões Municipais de Emprego consistem em elaborar propostas, definir diretrizes, articular a sociedade, acompanhar e avaliar a execução dos programas. Sua dinâmica de funcionamento deve privilegiar a transparência nas ações e a participação de todos os membros.