Quinta-feira, 28 de Março de 2024
15 DEZ 2013
Novo Plano Diretor trará modernidade e mais investimentos para Penápolis

A partir de agora, Penápolis passa a ter um novo Plano Diretor que garantirá mais modernidade e melhor ordenação para o crescimento da cidade nos próximos anos. As modificações da Lei Municipal nº 1.443/2007, mais conhecida como Plano Diretor, foi aprovada pela Câmara Municipal de Penápolis na última quinta-feira, 12, em sessão extraordinária.

A revisão do Plano Diretor foi feita de forma democrática, por um Grupo de Trabalho composto por representantes da sociedade civil, entidades, clubes de serviços, associação de bairros e órgãos públicos que durante sete meses se reuniu toda semana para discutir e propor mudanças que trouxessem modernidade, desenvolvimento para a cidade e respeito ao meio ambiente.

Para o prefeito Célio de Oliveira, a aprovação do novo Plano Diretor é muito importante para Penápolis, pois vai possibilitar a vinda de novos investimentos, indústrias, conjuntos habitacionais, aquecer o mercado imobiliário e de construção civil, gerando mais emprego e renda na cidade.

Destaque para as construções verticais (edifícios). “Com as alterações do Plano Diretor, nossa cidade passará a ter mais prédios. Para início de 2014, Penápolis deverá ganhar pelo menos três novos edifícios de médio e alto padrão”, anunciou o prefeito.

Um dos exemplos citados pelo prefeito, referente a novos investimentos de construção vertical na cidade, é o Residencial Firenze, anunciado recentemente pelo engenheiro Rafael Ferreira, proprietário da Ferreira Engenharia. O empreendimento será lançado em breve. O esmo será construído em terreno próximo ao hospital Unimed, na avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, e deverá ter 16 andares.

Além disso, o município aguarda a confirmação de um conjunto habitacional vertical de 192 apartamentos do projeto Minha Casa, Minha Vida.

O novo Plano Diretor também faz exigências para novos loteamentos, como por exemplo, oferecer toda a infraestrutura necessária, preservando as áreas de mananciais. De acordo com o coordenador do grupo, Reinaldo Munhoz Morás, que também é arquiteto e secretário de Obras, as modificações da lei também garantem a preservação do Ribeirão Lajeado, que abastece nossa cidade. “Queremos estimular o crescimento da cidade, mas também temos a obrigação de preservar o meio ambiente”, disse Reinaldo Morás.

O coordenador do grupo destacou que todas as propostas foram discutidas em consenso e aprovadas pelo grupo com amparo na legislação e parecer jurídico, antes mesmo de serem enviadas para votação na Câmara.

O prefeito Célio de Oliveira parabeniza a todos que trabalharam na elaboração do novo Plano Diretor e também aos vereadores pela aprovação, pois entenderam a necessidade das modificações para o progresso de Penápolis.