Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
18 DEZ 2013
Inaugurada Residência Inclusiva para pessoas com deficiência

Na última segunda-feira, 16, aconteceu a solenidade de inauguração da “Residência Inclusiva para Jovens e Adultos com Deficiência”. O projeto é uma realização conjunta da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com a Prefeitura Municipal, por meio da Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania); Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social; e Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social.

Do evento participaram o prefeito Célio de Oliveira; o presidente da Apae, José Luiz Beneciuti, demais diretores, funcionários, pais e usuários da entidade; o Promotor de Justiça Dr. Gabriel Junqueira; a titular da Sasc, Tânia Pinheiro de Almeida, entre outras autoridades e representantes de entidades, conselhos e associações locais. O munícipe Osvaldo Delissa, primeiro morador da casa, também participou do ato solene representando os usuários beneficiados.

Ainda prestigiaram o acontecimento as pastoras da Igreja Missionária da Restauração, Maria Aparecida da Cruz e Suzana Benedita Novaes, que proferiram bênção à casa e seus moradores.

O serviço designado Residência Inclusiva faz parte do Plano Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver sem Limites. Tal serviço é considerado base fundamental para o bem estar e qualidade de vida destas pessoas a quem ele se dedica. Trata-se de uma resposta aos anseios já há muito manifestados pela sociedade no âmbito da área da pessoa com deficiência.

A residência oferecerá serviço de acolhimento institucional para até 10 jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de retaguarda familiar ou de autossustentabilidade, em atendimento ininterrupto, 24 horas por dia.

A unidade dispõe de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas de seus moradores.

A aquisição dos móveis, eletrodomésticos e outros equipamentos para a implantação da residência inclusiva foram custeados pela Apae através de recursos próprios e doações de amigos da entidade.