Quinta-feira, 28 de Março de 2024
20 DEZ 2013
Hoje tem lançamento do Calendário 2014 da Unisam

A Unisam (Unidade Integrada de Saúde Mental), mantida pelo Cisa – Consórcio Intermunicipal de Saúde, convida a comunidade para prestigiar o lançamento do calendário 2014, que traz impresso em suas páginas, obras de arte produzidas pelos artistas/usuários do CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial “Nossa Senhora Aparecida”. O evento será realizado hoje, 20, a partir das 8h30, na sede da Unisam/Caps (avenida Rui Barbosa, 605). Haverá palestra, apresentação artística e um coquetel de verão para os presentes.

Essa é a 14ª edição do calendário que traz obras de arte de 13 pacientes, confeccionadas com a técnica de tinta acrílica sobre tela. Todas as telas foram feitas neste ano, durante o atendimento na Oficina de Artes do CAPS, com a orientação da instrutora de artes plásticas, Sônia Zaramello, que selecionou algumas para ilustrar o calendário 2014. Além das telas, o calendário também possui frases do poeta Alexandre Reis, de Fortaleza/CE.

Participam do calendário os artistas/usuários: Ricardo Alexandre Batista, Renato Francisco Martins, Simone Araújo, Danilson Souza, Pedro Castro, Aparecida do Carmo, Liisa Havukainen, Suzana Rodrigues Garcia, Luis Veronese, Isaías Blecha, Claudinei de Assis Lopes, Jussara Pietro Forte Lopes e Josilene Pitol.

Ao todo foram confeccionados 1.000 calendários, custeados pelo Cisa, e que serão distribuídos gratuitamente para a comunidade.

O lançamento do Calendário 2014 contará com a seguinte programação:

8h30 – Palestra “A Arte - Uma alternativa de Tratamento”, com o Médico Sanitarista e Psiquiatra, Manoel Siqueira, de São Carlos SP. O palestrante já trabalhou na Unisan de Penápolis na década de 90 e retorna à cidade para falar sobre a importância da arte no tratamento de doenças crônicas. O psiquiatra, que também sofre do mal de parkinson, contará sobre sua experiência pessoal com a arte da fotografia.

9h – Lançamento do Calendário 2014

Apresentação musical, com usuários e funcionários da Unisam

9h30 – Encerramento com coquetel de verão para os presentes