Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
20 DEZ 2013
Ministério da Cultura recebe inscrições de projetos para ocupação do CEU

Unidade de Penápolis, que será inaugurada no início de 2014, deve ser contemplada

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), recebe até o dia 23 de dezembro, próxima segunda-feira, inscrições para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs (Centros de Artes e de Esportes Unificados). O edital, direcionado às pessoas jurídicas, contemplará projetos artísticos que deverão ser executados a partir de 2014. As iniciativas selecionadas receberão R$100 mil para um período de ocupação de seis meses.

O Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes vai contemplar 80 projetos de ocupação para os Centros de Artes e de Esportes Unificados, que somam mais de 350 unidades espalhadas pelo país, incluindo Penápolis.

Segundo o edital, o objetivo da proposta é reconhecer e valorizar a produção artística local. Os projetos devem envolver pelo menos duas linguagens artísticas, entre dança, circo, música, teatro, artes visuais, literatura, arte digital e artes integradas. As atividades deverão ser realizadas por artistas, grupos, oficineiros ou mestres locais.

O programa também exige que os projetos contemplem pelo menos quatro das seguintes ações: apresentações artísticas de circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo à leitura; exposições ou mostras de artes visuais; oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas, além de seminários, encontros e debates.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na plataforma SalicWeb, disponível no link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb.

O investimento do Ministério da Cultura é de aproximadamente R$ 3 milhões. O edital completo pode ser encontrado no site da Funarte: http://www.funarte.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura (praça 9 de Julho) pelo telefone 3652.5568.

Penápolis

O CEU de Penápolis, localizado no bairro Aparecida, será inaugurado no início de 2014. A unidade atenderá os moradores dos bairros Aparecida, Planalto, Pevi, Rosa Alberton, São Francisco, residencial Gimenes e adjacentes.

O prédio conta com três mil metros quadrados de construção, que inclui CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. A obra está orçada em R$ 2.760.000,00 sendo R$ 2,3 milhões provenientes do Governo Federal e R$ 460 mil da Prefeitura de Penápolis.

O CEU é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção a violência e inclusão digital.