Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
24 DEZ 2013
Unisam promove confraternização com grupo de pacientes

A Unisam (Unidade Integrada de Saúde Mental), mantida pelo Cisa – Consórcio Intermunicipal de Saúde, promoveu na segunda-feira, 23, um café da manhã que marcou o encerramento de ano com grupo de mulheres pacientes e profissionais da instituição.

Profissionais da Unisam desenvolveram desde março um projeto de reeducação alimentar aliado com o equilíbrio da ansiedade, direcionado para dez pacientes. A proposta era desmistificar a ideia de que os remédios usados são responsáveis pelo ganho de peso e diminuir a resistência à pratica de atividade física.

A psicóloga Márcia Erdade serviu de inspiração para esse grupo de mulheres, pois após iniciar acompanhamento com uma nutricionista conseguiu perder peso e reduzir medida. O segredo para a boa forma desencadeou o projeto desenvolvido por ela, em parceria com o médico psiquiatra Dr. Pedro Corazza; a terapeuta ocupacional, Mariana Sampaio; a instrutora técnica, Solange Hubner e a nutricionista Adriana Belletti.

"São poucas mulheres atendidas nesse grupo, apenas dez, pois, assim fizemos um trabalho de estudo de perfis individuais para desenvolver um trabalho mais eficiente”, explicou a nutricionista Adriana Belleti.

O projeto iniciou em março com encontros semanais entre as pacientes e as profissionais Márcia, Mariana e Solange. Em cada reunião havia o trabalho terapêutico a fim de conscientizá-las da importância da reeducação alimentar e benefícios da pratica de atividade física regular – o exercício físico ajuda no controle de ansiedade. Além da pesagem de cada uma.

“No início foi bastante difícil convencer o grupo de que os remédios não tinham nenhuma relação com o ganho de peso. Estimulamos a reedução de alimentos durante a semana e o fim do sedentarismo”, conta a psicóloga Márcia Erdade.

Uma vez ao mês as pacientes se encontraram com a nutricionista Adriana para tirar medida e acompanhamento de nível glicêmico (taxa de açúcar no sangue). Os encontros eram com temas variados para tornar mais atrativo e motivador. “Para incentivar o tratamento eu trouxe filmes que aumentavam a autoestima das mulheres, receitas novas, colheres e xícaras com medidas menores e também fizemos debates”, comenta Adriana.

Resultados

Em menos de um ano de trabalho com esse grupo os objetivos superaram todas as expectativas dos profissionais da Unisam. Segundo a psicóloga Márcia, todas perderam peso e medida. “Temos pacientes que conseguiram perder dez quilos, outra reduziu manequim 52 para 48 e as diabéticas melhoraram níveis glicêmicos. Além disso, todas integraram atividade física na rotina”, comemora a nutricionista Adriana Belletti.

O acompanhamento nutricional e mental continua no próximo ano; e em fevereiro um novo grupo será formado com outras pacientes.