Quinta-feira, 28 de Março de 2024
10 JAN 2014
36 equipes disputam Torneio dos Cobras, Cobrinhas e Master

O Torneio dos Cobras conta com a participação de 12 equipes: Tiorio Auto Peças/Clássica Panificadora/Vidro Art, Bicicletaria Pardim/Depósito Oliveira, Semear, Prefeitura Municipal de Birigui/Pérola Esporte/Casa dos Presentes/Fimap, Prefeitura Municipal de Brejo Alegre, Computronics/Mil Tintas/Vida Nova/Pé Direito/Promissão, Regional/Padaria 2 Irmãos/Art Print/Box do Alemão, AJD Shimboca/Araçatuba, Prefeitura Municipal de Glicério, Casa das Ferragens/Retenlins e Supermercado Bom De Mais/Distribuidora Bom De Mais.

O Torneio dos Cobras nasceu em 1.980 por iniciativa dos esportistas Tiãozinho (Ford) e Ademir (Feirão das Roupas). De forma modesta, no princípio os jogos eram disputados na quadra do Santuário São Francisco de Assis. Com o passar do tempo, a competição cresceu e despertou o interesse de equipes de outras cidades. Com o elevado número de participantes e o prestígio da população, o Torneio passou a ser disputado no Ginásio Municipal de Esportes “Antonio Castilho Braga”.

Atualmente o evento é um dos mais importantes do interior paulista e leva em média um público de 3 mil torcedores diariamente ao Gigante Azul. Pelo Torneio dos Cobras já passaram nomes importantes do salonismo, tais como Tuta (Corinthians de Araçatuba, Palmeiras e Flamengo), Rodrigo Cabeça (Santa Fé do Sul e Seleção Brasileira) e Caputo (futebol italiano).

Cobrinhas

No Torneio dos Cobrinhas se inscreveram 16 equipes: Alto Alegre/Baurular, Noroeste Calçados, Silvia Covas/Depósito de Bebidas do Careca/Patricia Bolas, Prefeitura Municipal de Brejo Alegre, Audax/Supermercado Eldorado/Pliscom, Auto Peças ABN/Vani Jóias/Varejão/Jornal Regional/Penápolis Seguros, Vidro Art/Restaurante Tabu/Hotel Recanto, Clementina, Tiorio Auto Peças/Sigmaker/Balived/Juventude, Bicicletaria Pardim, Prefeitura Municipal de Birigui, Casa das Ferragens/Retenlins/Lago Azul, Sportlins/Objetiva Óptica e Fotos/Escritório São Francisco/Fondelo, Prefeitura Municipal de Glicério, Planeta Sport/SMELR de Araçatuba/Brasília Veículos e Mercearia Silvia Covas.

O Torneio dos Cobrinhas surgiu em 1989, por iniciativa do esportista Paulo Henrique Sanches, atual secretário municipal de Esportes, que na época presidia o Departamento de Futsal da Autarquia Municipal de Esportes de Penápolis.

O objetivo principal dos Cobrinhas é propiciar o aparecimento de novos valores para o esporte penapolense.

Com 26 anos de existência, o Cobrinhas tem atingido os seus propósitos, já que dali saíram craques como Danilinho, Kleiton e Diego Rufino, que em 2007 sagraram-se campeões dos Jogos Abertos da Juventude e em 2009 levantaram o caneco dos Jogos Regionais e Campeonato Paulista do Interior. Nos Cobrinhas também surgiram o goleiro Rafinha (atualmente no Pulo do Gato de Campinas) e Alan, que hoje é um dos principais jogadores do Red Bull da Áustria.

Master

No Torneio Master estão inscritos 8 equipes: Casa das Ferragens/JK Peças e Acessórios/Ganhe Pontos/Escritório São Francisco, Garden Shopping, Elio Jóias/Drogaria Total/Imobiliária Penápolis, Disk Gás Braúna/Panificadora Pandoca/Birigui, Luiziânia, Depósito Oliveira/Bicicletaria Penapolense, Emurpe/CAP Master e DME Mirandópolis.

O Torneio Master nasceu em 2011 por iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis. Os jogos são disputados no Ginásio Municipal de Esportes “Antonio Castilho Braga”. É um dos mais importantes do calendário esportivo da cidade, e, disputado simultaneamente ao Torneio dos Cobras e Cobrinhas. Pelas quadras do Gigante Azul passam atletas que num futuro não muito distante, brilharam em torneios realizados por todo o Estado, como Leonel (Araçatuba), Roger (Promissão) e Paulo Massami (Novo Horizonte).