11 JAN 2014
CEA desenvolve projeto com crianças do Gualter Monteiro

A equipe do CEA – Centro de Educação Ambiental esteve recentemente no Residencial Gualter Monteiro, desenvolvendo um projeto de conscientização sobre o descarte correto do lixo, com as donas de casa e especialmente as crianças do bairro.

No últimos tempos, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) constatou o acúmulo de lixo que vinha ocorrendo neste bairro novo, gerado pelos próprios moradores. Para solucionar o problema, o CEA desenvolveu o Projeto “Resíduos Sólidos – Lixo”, com o objetivo de sensibilizar a população do Residencial Gualter Monteiro quanto aos impactos causados pelos resíduos, orientando quanto sua disposição e descarte correto, já que as pessoas são responsáveis pelo meio em que vivem e devem contribuir para sua preservação.

De forma lúdica, através de teatro cujos personagens foram os próprios moradores, as crianças do bairro vivenciaram todo o processo de separação do lixo orgânico e reciclável dentro de casa até a destinação final do lixo.

A comunidade conheceu os diversos tipos de coleta de lixo realizados pelo Daep, até mesmo a coleta de óleo de cozinha e a coleta seletiva realizada pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis).

Foi realizado o mapeamento do lixo no Residencial Gualter Monteiro, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de visualizar a grande quantidade de lixo espalhado por todo o bairro. Todo o percurso foi feito com o ônibus do Centro de Educação Ambiental.

Prevenção

A equipe do CEA reforçou alguns cuidados com o lixo para prevenção de doenças, também o condicionamento correto para evitar ferimentos dos coletores com materiais cortantes e vidros e alertou sobre o descarte incorreto do lixo nas ruas, terrenos e praças, deixando o bairro sujo, poluído.

Foram distribuídos à população folhetos dos Ecopontos e dos dias de coletas de lixo no bairro. A comunidade também recebeu sementinhas de crotalária, planta que ajuda a combater o mosquito da dengue, junto a outras ações e cuidados para eliminar os criadouros do mosquito.

A Daep e CEA agradece toda a população do Gualter Monteiro pela participação no projeto.