Terça-feira, 23 de Abril de 2024
23 JAN 2014
Descarte Correto do Lixo:

Daep orienta e pede colaboração dos munícipes para boas práticas no município

Apesar das informações constantes sobre o descarte adequado do lixo, muitas pessoas ainda jogam lixo doméstico, animais mortos, entulhos, restos de árvores, móveis, entre outros objetos, nas vias públicas, terrenos vazios e áreas públicas. O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) é o órgão responsável na cidade pela coleta do lixo domiciliar, material hospitalar, lixo reciclável, porém, as pessoas precisam colaborar, separando o lixo e deixando em locais adequados para a coleta.

“É lamentável que, com tantas opções de coleta de lixo, parte da população ainda descarte o lixo em áreas públicas. A destinação correta dos resíduos sólidos, além de manter a cidade limpa, contribui para a saúde da população”, disse a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira.

A diretora do Daep comenta que todo lixo jogado em locais impróprios vai parar nos rios e córregos, entopem bueiros e deixam a cidade com aspecto sujo e de abandono.

Para as pessoas que insistem em continuar a jogar lixo em locais inadequados, é válido saber que estão sujeitos à multa. O trabalho de fiscalização e orientação aos munícipes está sendo intensificado pela Fiscalização de Obras e Posturas do município para solucionar de vez o problema, e em caso de necessidade serão aplicadas as multas.

Lixo domiciliar

O Daep pede a colaboração da comunidade para a coleta de lixo. É necessário que o munícipe coloque somente o material orgânico no lixo doméstico, os demais materiais como o entulho e a poda de árvores, mesmo em pequeno volume, devem ser destinados nos Ecopontos e no Aterro Sanitário.

Para evitar acidentes durante a coleta do lixo, é preciso adotar lixeiras adequadas para o depósito do lixo em frente às residências. Também deve ser evitado pendurar os sacos de lixo em árvores, muros, portões e não deixar na calçada.

Com relação ao descarte de materiais e objetos cortantes como cacos de vidro, lâminas, bisturis e agulhas, o correto é embrulhar em jornal, garrafas pet ou caixas de papelão antes de jogar no saco de lixo, para que não cause ferimento nos coletores de lixo do Daep.

Ecopontos

O Daep ainda orienta a população para não descartar entulhos, galhos de árvores e folhas de coqueiros nas vias públicas. Esses materiais devem ser recolhidos por carroceiros ou caçambas e levados para os Ecopontos ou Aterro Sanitário, para ter a destinação adequada.

Penápolis possui quatro Ecopontos à disposição da população; eles ficam abertos todos os dias da semana, das 07h às 19h.

Os Ecopontos ficam localizados no Jardim Pevi (Rua Elpídio Ribeiro, 400); no Jardim Tropical (Rua Matias Martins Garcia, 739); no Jardim Del Rey (avenida Adelino Bilche Filho, 1.190) e no Parque Industrial (avenida Perimetral).