Terça-feira, 16 de Abril de 2024
30 JAN 2014
Ministra da Cultura inaugura CEUs hoje às 10h

Toda população de Penápolis e região é convidada para hoje (30), logo mais às 10h, participar da festividade e solenidade de inauguração do Centro das Artes e Esportes Unificados – CEUs – também conhecido na comunidade penapolense como CEU das Artes. A Ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy, estará presente na ocasião, representando a Presidenta da República, Dilma Rousseff, já que trata-se de um empreendimento do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Penápolis. Ao lado do Prefeito Municipal, Célio de Oliveira, a Ministra Marta irá inaugurar oficialmente o projeto, que já está em funcionamento na cidade desde o final do ano passado, atendendo a toda comunidade.

Assim que chegar ao local, à rua Manoel Foz 515, no bairro Aparecida (próximo ao Cemitério Municipal de Santa Cruz), Marta Suplicy concederá entrevista coletiva à imprensa nas dependências da Biblioteca do CEUs. A princípio a coletiva seria no auditório, entretanto a assessoria da Ministra promoveu a mudança do local no início da tarde de ontem. Está prevista a duração de 15 a 20 minutos dedicados aos jornalistas.

De acordo com o roteiro programado pela assessoria do Ministério da Cultura, após participar da coletiva, a Ministra fará uma Visita aos blocos que compõem a unidade e às oficinas em andamento. Posteriormente será dado início à solenidade com apresentação do Hino Nacional, espetáculo da dança do Núcleo Municipal de Teatro (vencedor da fase regional do Mapa Cultural Paulista de 2013 e que participará da fase estadual em 2014), fala das autoridades e descerramento da placa inaugural.

O CEUs

O investimento total na construção do projeto foi de aproximadamente R$ 2,3 milhões por meio de convênio, firmado na gestão passada, entre a Prefeitura de Penápolis com o Governo Federal. Para o prefeito Célio de Oliveira, é muito importante a vinda de uma Ministra de Estado à Cidade, pois é uma oportunidade para que o Poder Executivo faça a entrega de outros pleitos.

A unidade tem uma área construída de 3.000 metros quadrados, sendo dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer com salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada. No local há uma programação diária esportiva, oficinas culturais de dança, teatro e música, palestras e treinamentos, beneficiando toda população penapolense, especialmente a comunidade dos bairros adjacentes, como Vila Aparecida, Planalto, Ipiranga, Pevi, São Francisco, Rosa Alberton e Jardim Tino.

Todos estão convidados para a solenidade de inauguração.