Quinta-feira, 28 de Março de 2024
29 JAN 2014
Volta às aulas da rede municipal será no dia 05 de fevereiro

As férias estão chegando ao fim. Mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas na próxima quarta-feira, dia 05 de fevereiro. O início do ano letivo terá a mesma data para todas as unidades de Ensino Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal.

Sendo assim, a partir do dia 05 de fevereiro, iniciam as atividades com os alunos nos Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal), antigas creches; Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), CEU (Centro de Educação Unificado) e Cmei (Centro Municipal de Educação Integrada), antigos barracões comunitários. As aulas do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) também iniciam no dia 05, na Emef Marcos Trench.

Os professores, diretores e gestores da Secretaria Municipal de Educação iniciam as atividades antes dos alunos, no dia 03 de fevereiro, segunda-feira, quando haverá planejamento. No dia 04 de fevereiro, terça-feira, acontecerá a primeira formação ministrada pela equipe técnica do Sesi-SP, sobre o material didático do Sistema Sesi de Ensino, implantado neste ano na rede municipal.

Contra-turno

Outra novidade deste ano é que as atividades do contra-turno das escolas em período integral também vão iniciar no dia 05 de fevereiro, no primeiro dia de aula. Nos anos anteriores, o contra-turno começava após o início das aulas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o professor Zequinha, as atividades do contra-turno precisam iniciar junto com as aulas regulares. “Se a escola é de período integral, o aluno deve ser atendido em período integral desde o primeiro dia de aula, com todas as atividades do contra-turno. Por isso fizemos questão que as oficinas do contra-turno iniciassem também no dia 05 de fevereiro”, esclareceu o secretário.

A Emef Dr. Mário Sabino, no Jardim Tóquio, também inicia o atendimento dos alunos em período integral no próximo dia 05. Enquanto as obras de ampliação da escola não estejam finalizadas, as atividades do contra-turno serão realizadas nas dependências do Cmei Tóquio. As aulas regulares acontecerão normalmente na escola.

Adaptação

Para os novos alunos que ingressam este ano nas creches e nas escolas de Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação informa que haverá um período de adaptação na primeira semana de aula. Os alunos que necessitarem, poderão fazer horário reduzido, para adaptação ao ambiente escolar. O tempo de permanência na escola na primeira semana de aula será acertado entre os pais e a unidade.

Os horários de atendimento das escolas municipais para o ano letivo de 2014 será o seguinte: Ceim (creches) – das 7h às 17h; Emei – das 7h às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde); Emei Integral – 7h30 às 17h; Emef – das 7h às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde); CEU (integral) – 8h às 16h; Cmei – das 7h30 às 11h30 (manhã) e das 13h às 17h (tarde) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) – das 19h30 às 22h30.