01 FEV 2014
Daep pede apoio da população para a coleta de óleo de cozinha

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) orienta a população para o descarte correto do óleo de cozinha, que garante a preservação do meio ambiente e ajuda a reduzir os custos no tratamento da rede de esgoto da cidade.

A coleta do óleo de cozinha é feito pela Corpe – Cooperativa dos Recicladores de Penápolis, juntamente com a coleta seletiva do lixo reciclável.

Portanto, no mesmo dia em que é feita a coleta seletiva nos bairros, o óleo de cozinha também pode ser entregue aos funcionários da Corpe, responsáveis pela coleta. O óleo de cozinha usado deve estar armazenado em garrafas pet.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Ao ser jogado no ralo da pia, o óleo de cozinha vai direto para a rede de esgoto e por conta disso, aumenta em até 45% o custo do tratamento de esgoto. “Esse dinheiro gasto com o tratamento do esgoto é pago pelo contribuinte. Por isso pedimos para que a população não jogue o óleo de cozinha no ralo da pia”, disse.

“Além disso, o óleo de cozinha também provoca entupimentos das tubulações e contribui para o aumento de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto”, completou a presidente do Daep.

Outro erro é descartar o óleo de cozinha no solo, pois o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Independente do destino dado ao óleo de cozinha, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. “Essa quantidade de água corresponde ao consumo de uma pessoa por 14 anos”, esclareceu Sílvia Shinkai.

“Sendo assim, pedimos a colaboração da comunidade para que entregue as garrafas pet com óleo de cozinha usado aos funcionários da Corpe. Dessa forma, conseguimos preservar o meio ambiente, diminuir os custos com o tratamento da rede de esgoto e ainda ajudamos as famílias dos trabalhadores da Corpe”, finalizou a diretora do Daep.