Terça-feira, 23 de Abril de 2024
05 FEV 2014
Professores passam por formação com analistas técnicos do Sesi

Cerca de cinco mil alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas hoje, dia 05 de fevereiro, após mais de um mês de férias escolares. Porém, os professores e educadores já estão trabalhando desde segunda-feira, 03, com o planejamento escolar e encontros de formação.

Durante todo o dia de ontem, 04, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação exclusiva para todos os professores, diretores e gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sobre o material didático do Sesi, implantado neste ano de 2014 na rede municipal.

A formação aconteceu nas dependências da Emef Casa da Amizade e foi ministrada pelos analistas técnicos educacionais do SSE – Sistema Sesi de Ensino. Os professores foram reunidos em grupos para a apresentação do material didático do Sesi e demais orientação técnicas sobre como desenvolver as atividades com os alunos em sala de aula.

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, os professores receberão todo apoio necessário da Secretaria Municipal de Educação e da equipe técnica do Sesi, sobre como proceder nessa nova proposta de trabalho. Ao longo do ano, serão realizadas outras formações complementares.

Para as supervisoras de ensino Luzia Ambrosini Augusti (Educação Infantil) e Mary Felício Bueno Franco (Ensino Fundamental), a implantação desse novo sistema de ensino não é contrário ao anterior, mas sim complementar. “O material do Sesi vai ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais”, comentaram.

Os coordenadores pedagógicos Flávio Eduardo Waldemarin (Educação Infantil) e Márcia Gomes Franzo (Ensino Fundamental), ressaltaram que o material do Sesi ajuda a direcionar o trabalho da professor. “É um recurso a mais para os professores no trabalho do dia a dia, na sala de aula”, disseram.

Confira os depoimentos dos professores:

“A formação foi muito proveitosa, pois conhecemos melhor o material do Sesi que é muito rico e veio para somar ao trabalho realizado. Durante o ano, nós teremos outras formações para melhor aproveitamento do material e propor novas atividades com os alunos. Acredito que essa mudança foi necessária para melhorar a Educação em Penápolis” Inês Castilho Peres Moreira - professora da Educação Infantil

“Quando soube da mudança do material, fiquei entusiasmada. O material do Sesi é completo e flexível, permitindo que o professor complemente com outras atividades. A formação estimulou o desenvolvimento de habilidades dos professores, para que ele busque novidades para os alunos. As crianças e o mundo estão mudando e por isso, a Educação também precisa acompanhar essa mudança e melhorar cada vez mais.” Ana Lúcia Ferreira Tessari da Silva – professora do Ensino Fundamental

“A implantação do Sistema Sesi de Ensino na rede municipal foi uma grande conquista em termos de qualidade de ensino. Com o material do Sesi em todas as escolas, é possível acompanhar melhor o que é trabalhado com os alunos. O material é muito bom, com propostas interdisciplinares e o conteúdo é voltado para a qualidade. Além disso, os professores terão todo o suporte do Sesi ao longo do ano, através das formações.” Nelson Muchagata – professor do Ensino Fundamental