Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
08 FEV 2014
Unidades de saúde promovem campanha de coleta de preventivo

A Secretaria Municipal de Saúde convida as mulheres pertencentes às UBS – Unidades Básicas de Saúde da região da Macro I para participarem da Campanha de Coleta de Preventivo. A campanha será realizada em datas diferentes em cada unidade e horários alternativos, para que todas as mulheres possam aproveitar a oportunidade e fazer a coleta gratuita de preventivo, a fim de prevenir o câncer de colo de útero. É necessário levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS.

A Campanha inicia pela UBS Sílvia Covas, no dia 15 de fevereiro, próximo sábado, no horário das 8h às 11h. No dia 24, uma segunda-feira, é a vez da Macro I - Jardim Eldorado, fazer a coleta do preventivo, das 13h às 19h. Já na UBS Tropical e UBS Tóquio, a Campanha de preventivo será realizada no dia 28 de fevereiro, sexta-feira, das 15h às 20h.

De acordo com o enfermeiro coordenador das unidades pertencentes à Macro I, Vander Caferro, a realização da campanha nessas unidades visa aumentar o número de coleta de preventivo entre as mulheres da região, pois está muito baixo. “Fizemos um levantamento dessas unidades e foi constatado um baixo índice de exame preventivo, inclusive pacientes que estão com preventivo atrasado. Esse é um procedimento muito importante que previne o câncer de colo de útero e toda mulher deve fazer pelo menos uma vez por ano”, orientou.

O enfermeiro disse que muitas mulheres se queixaram da falta de tempo para fazer o exame devido ao horário de atendimento do posto de saúde coincidir com o horário do serviço. “Por isso vamos realizar a campanha em horário diferenciado, aos sábados e também no início da noite, para que todas as mulheres aproveitem a oportunidade”, comentou Vander Caferro.

Exame

Deve fazer o exame preventivo, toda mulher que já teve sua primeira relação sexual, independente de idade. Portanto, as mulheres atendidas na Macro I e nas UBSs Tropical, Tóquio e Sílvia Covas, deverão fazer a coleta de preventivo em suas unidades, nos dias e horários indicados. Vale lembrar que é necessário levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS.

Confira a programação:

Dia 15/02/14 – sábado – UBS Sílvia Covas