Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
12 FEV 2014
Acidentes acontecem mais aos finais de semana

Ainda de acordo com o relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, junto à Polícia Militar, foi constatado um maior índice de acidentes aos finais de semana. As sextas-feiras e sábados foram os dias da semana de predomínio de ocorrências.

Em 2013, a média foi de 45 acidente por mês, ou seja, 1,5 acidente por dia. Porém, aos finais de semana, foram registradas de 6 a 8 ocorrências em apenas três dias (sexta, sábado e domingo).

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, coronel Daniel Rodrigueiro, que elaborou o relatório, nos anos anteriores, o índice de acidente era maior. Em 2009, foram registradas 800 ocorrências; e em 2013, esse número caiu para 539 acidentes de trânsito. “Mesmo com a diminuição do número de acidentes nos últimos anos, o índice de 1,5 acidente por dia é muito grande para Penápolis”, afirmou o secretário.

A colisão foi a natureza de acidente que prevaleceu em 345 ocorrências, características de acidentes que ocorrem em cruzamentos de vias, sendo 22 ocorrências envolvendo embriaguez e 52 acidentes envolvendo bicicletas.

Frota

Atualmente Penápolis possui uma frota aproximada de 40 mil veículos, entre os quais estão 20 mil carros e 11 mil motos, distribuídos numa malha viária de aproximadamente 270 quilômetros.

Com uma população estimada em 61 mil habitantes, o índice de motorização de Penápolis chega a 60%, ou seja, para cada grupo de 100 habitantes, 60 habitantes possuem um tipo de veículo motorizado.

“Esse percentual de motorização é muito alto para Penápolis. Portanto, é necessário dirigir com prudência, redobrar a atenção e respeitar as normas de trânsito para evitar acidentes”, concluiu o secretário Daniel Rodrigueiro.