Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
14 FEV 2014
Parceria entre Cisa e Cultura oferece aperfeiçoamento teatral a usuários do Caps

Tiveram início esta semana as aulas de teatro para um grupo de alunos usuários do Centro de Atendimento Psicossocial - Caps - de Penápolis, serviço mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde - Cisa. A turma, composta por cerca de 12 pessoas, já realizava atividades teatrais de forma terapêutica, entretanto, com os avanços obtidos com o passar do tempo, houve a necessidade de ampliar os conhecimentos para a área técnica. Daí surgiu a parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Penápolis.

Segundo explicou a terapeuta ocupacional do Caps, Mariana dos Reis Sampaio Pereira, o trabalho vem ocorrendo há cerca de três anos como forma de tratamento, porém ao longo dos anos houve grande evolução dos participantes.

“Por esta razão tivemos a iniciativa de buscar o apoio da Secretaria de Cultura, através da Oficina de Criação, que já atende uma outra turma de usuários do Caps com aulas de artes manuais. É uma parceria excelente, que com certeza também nos proporcionará resultados ainda mais satisfatórios com a turma do teatro”, observou Mariana.

“Nestes três anos pudemos observar que nossos usuários tem um grande potencial para as atividades artísticas, com ênfase no teatro. Eles querem sempre progredir, e isso nos leva a buscar outros caminhos, ampliar os horizontes e oferecer novas oportunidades”, disse ela.

“Já fizemos diversas apresentações em datas comemorativas e também durante as festividades da Semana da Saúde Mental, que ocorre todos os anos no mês de outubro, sempre agradando aos familiares e à comunidade em geral, e acreditamos que agora esta ação poderá ser lapidada”, acrescentou a terapeuta ocupacional.

Nesta parceria com a Oficina de Criação da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto de teatro terá apoio do arte educador Marco Antonio Filippim. Segundo ele, as aulas acontecerão semanalmente, todas as quartas-feiras à tarde, na Oficina de Criação situada na avenida marginal Maria Chica 1.415, em frente ao Paço Municipal.

“É um grupo formado por homens e mulheres, com média de idade entre 20 e 50 anos muito engajado e com vontade de aprender sempre mais. Certamente será uma atividade produtiva e muito prazerosa, que renderá resultados surpreendentes”, previu Filippim.

De acordo com ele, as aulas de teatro favorecem, primeiramente, a questão terapêutica, já que melhoram a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, e também proporcionam a ressocialização através da arte. “Essa é a intenção primordial”, conclui.

CAPS

O Centro de Atendimento Psicossocial de Penápolis pertence ao Consórcio Intermunicipal de Saúde e atende pessoas dos sete municípios consorciados (Penápolis, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Alto Alegre, Luiziânia e Glicério). Para oferecer o atendimento o serviço atua com uma equipe técnica própria formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, enfermeiras e monitores de oficinas.

Os pacientes recebem quatro refeições diárias sendo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Além de alimentação, recebem medicação, consulta médica e participam de grupos de atividades como pintura, artesanato, bordado, orientações de higiene e limpeza, artes manuais, entre outras.

O objetivo do serviço é promover a reintegração social seguindo uma nova tendência dentro da psiquiatria que resulta na diminuição das internações hospitalares.