Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
18 FEV 2014
Parceiros lançam projeto “Cooperar e reciclar é só começar”

Campanha de coleta do óleo de cozinha usado em prol do meio ambiente e melhoria de renda das famílias da Corpe

Foi dado início à campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado que envolverá todos os alunos do 1º ao 5º Ano da cidade. O lançamento oficial do projeto “Cooperar e reciclar é só começar” aconteceu na manhã de ontem, 17, na sede do CEA - Centro de Educação Ambiental e contou com a participação de representantes das escolas municipais, estaduais e particulares.

Além de preservar o meio ambiente, a campanha de coleta de óleo de cozinha usado, também contribuirá com a coleta seletiva e a melhoria de renda das famílias da Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), uma vez que o produto arrecadado será vendido, e o dinheiro repassado aos cooperados.

O projeto “Cooperar e reciclar é só começar” foi idealizado pelo Sicredi Penápolis e será realizado em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), CEA, Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) e todas as escolas de ensino fundamental de Penápolis, abrangendo todos os alunos do 1º ao 5º Ano, que concorrerão a prêmios no final do projeto. O projeto terminará em setembro, mês em que são comemorados o Dia da Árvore (21) e Dia da Criança Ecológica (23).

Durante o lançamento do projeto, os representantes das escolas receberam as orientações necessárias para dar início à arrecadação do óleo de cozinha. Foram entregues folders e cartazes para serem distribuídos aos alunos. Cada escola também receberá um tambor para armazenar o óleo trazido pelos alunos em garrafas plásticas. Cada escola ficará responsável por marcar a quantidade de litros de óleo trazido por cada turma. A quantidade de litros será transformada em pontuação e as escolas e turmas que mais arrecadarem o produto, serão premiadas.

A Corpe irá recolher o óleo arrecadado nas escolas e dinheiro da venda do produto, será dividido entra as famílias dos cooperados, que sobrevivem da coleta do material reciclável.

Palestra

A partir dessa semana, a equipe do Centro de Educação Ambiental percorrerá todas as escolas participantes do projeto, para ministrar palestra aos alunos sobre os impactos causados pelo óleo de cozinha quando descartado no meio ambiente ou na rede de esgoto (ralo da pia).

A premiação será para as três escolas que mais arrecadarem (1º lugar - 1 TV LED 32”; 2º lugar – R$600; e 3º lugar – R$400 (em livros para biblioteca da escola e materiais esportivos); para as três classes que mais arrecadarem de todas as escolas (squeezes ecológicos para cada aluno); e para a classe que mais arrecadar por escola (foto profissional da turma em quadro e digital para compartilharem). Todas as escolas participantes também receberão um certificado de escola sustentável.

A Sicredi Penápolis agradece as empresas associadas que patrocinaram a premiação: Baurular, Recipen, Belan Games e Pemad – Tratamento de Madeiras.