Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
23 FEV 2014
Uniesp inicia construção do campus em Penápolis

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, esteve na última sexta-feira (21) visitando o canteiro de obras das futuras instalações da Uniesp (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo) na cidade. As obras já começaram há cerca de 10 dias em área de aproximadamente 23,5 mil metros quadrados na rua Antônio Buranello, às margens da rodovia Arnaldo Covolan, próximo ao Garden Shopping. Célio é um entusiasta do projeto, pois atuou firmemente junto ao Dr. Fernando Costa, proprietário do grupo Uniesp, para a implantação da nova faculdade em Penápolis.

“Desde que soubemos que a Uniesp havia adquirido a Fassp e ao mesmo tempo uma grande área em Penápolis, passamos a manter contato frequente com o Dr. Fernando solicitando a ele a agilização do projeto em nossa cidade. Inclusive tive uma reunião com ele em São Paulo para tratar do assunto”, recordou o prefeito.

“Uma das solicitações que também fizemos ao proprietário da Uniesp foi que contratasse uma construtora de Penápolis para tocar as obras do campus, e assim foi feito, felizmente. Por isso, mais uma vez, só temos que agradecer a este grande empresário que está investindo na nossa cidade”, falou.

De acordo com o prefeito, a Uniesp possui 124 unidades em todo Brasil. Em Penápolis, a princípio, serão dois cursos – Pedagogia e Educação Física – que passam a funcionar ainda este ano, no segundo semestre. Para o ano que vem, estão previstos cursos de Engenharia. A expectativa é de que até o final de 2016 estejam funcionando entre 7 e 8 cursos.

Obras

Durante a visita às obras de construção da nova faculdade, o prefeito esteve acompanhado do engenheiro civil Diego Alves e Silva, da Sagat Enhenharia, empresa penapolense que está responsável pela construção do empreendimento.

De acordo com Diego, são 5.566 metros quadrados de construção. Atualmente a empresa está executando trabalhos de terraplanagem. Esta ação deve levar ainda cerca de cinco dias; após serão iniciados trabalhos de locação e estaqueamento.

Ainda de acordo com o engenheiro, a obra será dividida em duas etapas; na primeira etapa, prevista para ser concluída até julho deste ano, estão contempladas as salas de aula, uma clínica e um laboratório de informática, possibilitando o início das aulas já no segundo semestre. Após será iniciada a construção da segunda etapa, que contempla o bloco administrativo da Uniesp, com previsão de término para janeiro de 2015.

O engenheiro da Sagat revelou que no pico máximo das obras, a empresa deverá ter aproximadamente 60 funcionários trabalhando no canteiro, e que toda a mão de obra é contratada na cidade.

Outra informação dada por Diego é que o prédio da Uniesp/ campus de Penápolis não vai utilizar pré moldados em sua construção, e sim estruturas metálicas, proporcionando uma modalidade diferente e moderna.

O prefeito Célio de Oliveira lembrou que, para complementar o projeto e fazer chegar mais benfeitorias ao local, proporcionando ainda a valorização àquela região da cidade, todo aquele trecho da rua Antônio Buranello, às margens da Arnaldo Covolan, receberá iluminação pública.

Desenvolvimento

“Uma cidade se desenvolve acima de tudo com conhecimento. E sabemos que com escolas, com universidades, estamos investindo no futuro. A presença de universidades na cidade é importante. Temos essa preocupação”, comentou o prefeito Célio.

“Um exemplo dessa nossa preocupação é, não só a luta para a implantação da Uniesp, mas também o fortalecimento da nossa Funepe, a partir do momento em que a Prefeitura assumiu a dívida da previdenciária da instituição, proporcionando que ele obtivesse a Certidão Negativa de Débito”, recordou Célio.

“Sem contar o programa de bolsas de estudos integrais que estamos lançando em breve junto à Funepe, onde pela primeira vez na história haverá bolsas bancadas pelo poder público. Estamos fazendo a nossa parte”, afirmou.