Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
25 FEV 2014
Saúde faz manejo ambiental e pulverização contra leishmaniose

Teve início ontem, em algumas regiões da cidade, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis denominado manejo ambiental contra a leishmaniose. Trata-se de uma espécie de arrastão visando a retirada de criadouros do mosquito transmissor da doença de dentro das residências. Após este manejo começará a segunda parte do trabalho, com a pulverização de inseticida. Esta operação ocorre apenas em alguns pontos da cidade, em regiões espalhadas onde ouve registros de casos da doença no final do ano passado e começo deste ano.

Segundo informações da servidora municipal encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, a estratégia de atuação segue parâmetros determinados pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

Os bairros que terão pontos específicos a passar por manejo ambiental e pulverização são Guanabara, São Francisco, Centro e Vila América. Segundo Lucimari, o manejo ocorrerá até 400 metros da casa do paciente, e a pulverização até 200 metros da residência, de acordo com normas da Sucen.

“A visitação das residências por parte dos nossos funcionários começou nesta segunda-feira, com as orientações gerais sobre o arrastão, além da distribuição dos sacos de lixo para depósito de criadouros. Estão sendo distribuídas ainda as filipetas que esclarecem sobre os tipos de materiais que devem ser retirados dos quintais e os dias em que os sacos serão coletados”, explicou Lucimari.

“Para fazer o recolhimento dos sacos com os detritos retirados dos quintais na operação de manejo ambiental, a Secretaria Municipal de Saúde contratou, via pregão, uma empresa terceirizada. A empresa Combate, de Penápolis, foi a vencedora do pregão, e vai ficar responsável pelo recolhimento nos bairros atingidos pela operação”, contou ela.

Ainda de acordo com a encarregada da Vigilância, assim que for concluída a retirada dos materiais que servem de criadouros para o mosquito transmissor da doença, começa a segunda fase da operação, com a pulverização de inseticida. Este trabalho também será efetuado pela empresa terceirizada, que venceu o pregão realizado pela Prefeitura. O veneno será repassado pela Sucen, e a expectativa é de que a pulverização comece por volta do dia 10 de março.

No ano passado Penápolis registrou 6 casos de leishmaniose; neste ano de 2014 são 2 casos até o momento.

Cuidados

As pessoas que residem nas áreas onde haverá pulverização de inseticida devem se preparar, tomando as seguintes providências:

guarde em local fechado ou cubra qualquer tipo de alimento, depósito de água ou material de cozinha;

guarde em local fechado ou cubra roupas limpas;

cubra ou vire bebedouros de animais e cubra gaiolas de passarinhos e aquários;

os móveis pequenos deverão ser agrupados nos entro dos cômodos; os móveis maiores deverão ser afastados da parede;

tudo o que estiver sobre a parede deverá ser removido (calendários, quadros) remover todo e qualquer objeto próximo às paredes externas da residência, edícula e anexos;

cobrir o chão com jornais velhos ao longo das paredes, para protegê-lo de respingos

Importante

Caso na data marcada estiver chovendo, a pulverização será realizada no dia seguinte. Pessoas e animais domésticos deverão permanecer fora da residência, no quintal ou jardim, quando a mesma estiver sendo borrifada.

O retorno dos maradores à residência, após a borrifação deverá seguir as recomendações abaixo:

pessoas sem problemas alérgicos: depois de 01 hora;

pessoas idosas, doentes e crianças de colo: depois de 04 horas;

pessoas com problemas alérgicos: somente no dia seguinte;

é fundamental que o retorno à residência dos idosos, crianças de colo e pessoas alérgicas se dê após a limpeza da mesma.