Terça-feira, 23 de Abril de 2024
26 FEV 2014
Cidadãos responsáveis colaboram com o meio ambiente

O município de Penápolis é exemplo nacional pela qualidade de serviço prestado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Entretanto, para que o trabalho da autarquia alcance seu objetivo, é necessário a colaboração da população, com atitudes conscientes que ajudam a preservar o meio ambiente.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, cidadãos responsáveis adotam práticas como a coleta seletiva, a reciclagem, reduzem o consumo de recursos naturais. “Mas ainda é preciso ir além: temos que orientar outras pessoas, exigir mudanças de atitudes, mostrar que somos consumidores conscientes e comprometidos com o meio ambiente, começando pela nossa casa, nossa escola, nosso ambiente de trabalho, nossa comunidade e nossa cidade”, comentou.

Vale lembrar que o Daep realiza a varrição das ruas e avenidas, além da coleta do lixo orgânico e reciclável, animais mortos e Resíduos Sólidos de Saúde todos os dias da semana. É importante respeitar o cronograma da coleta do seu bairro para contribuir com a limpeza pública da cidade.

Para pequenas quantidades de entulhos de construção e galhos de podas de árvores existem quatro Ecopontos que funcionam todos os dias, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados. Para quantidades maiores de entulho existe uma área própria ao lado da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos.

“Pequenas atitudes geram grandes resultados. Se cada um fizer a sua parte, teremos um ambiente mais saudável com uma cidade mais limpa, pois as atitudes tomadas hoje serão refletidas no futuro”, finalizou a presidente do Daep, Sílvia Shinkai.