Quinta-feira, 28 de Março de 2024
27 FEV 2014
Projeto em parceria com o CEA rende prêmio nacional a escola de Penápolis

A equipe do CEA - Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu nos últimos dias uma importante notícia dos gestores do Colégio Franciscano Coração de Maria. O projeto de sustentabilidade ambiental realizado pela escola em parceria com o CEA, foi premiado a nível nacional, dentre centenas de projetos inscritos de escolas de todo o Brasil.

O projeto “Sustentabilidade: nossas atitudes podem mudar o mundo” foi realizado durante o ano de 2013 com os alunos da Educação Infantil do Colégio Coração de Maria. Dentre as atividades realizadas com os alunos, o Centro de Educação Ambiental foi um importante parceiro na conscientização das crianças para a preservação do meio ambiente.

O CEA realizou a oficina de papel artesanal com a participação dos pais e alunos da escola, também a oficina de material reciclável, em especial com garrafas pet. As crianças levaram garrafas vazias para a escola e durante as aulas de arte, confeccionaram adereços para remodelar o parque da escola.

Os alunos também fizeram o itinerário de saneamento ambiental, com monitoramento da equipe do CEA, quando visitaram a captação de água, ETA (Estação de Tratamento de Água), ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), destinação dos resíduos sólidos, Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), entre outros serviços do Daep.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio, Sandra Cristina Borges Filipin Brandão, o projeto foi inscrito em um concurso nacional que recebeu mais de 200 inscrições de escolas de todo o país. “Apenas seis projetos foram premiados e o nosso está entre eles. Vale destacar que fomos o único projeto de sustentabilidade voltado para a Educação Infantil”, disse a coordenadora.

Prêmio

A entrega da premiação aconteceu em outubro do ano passado, em Brasília, quando os representantes do Colégio Coração de Maria receberam o Troféu RCE (Rede Católica de Educação). A rede também enviou às escolas participantes do concurso, exemplares do livro com os seis projetos premiados para conhecimento.

Na semana passada, a diretora do Colégio, Irmã Olga Masson e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Sandra Cristina Borges, entregaram um exemplar do livro com os projetos premiados, à diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira e as funcionários do CEA, Fernanda Campachi e Ana Paula Silva. A diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai, parabenizou a iniciativa do Colégio Franciscano em desenvolver um projeto de sustentabilidade com seus alunos e também ao trabalho do Centro de Educação Ambiental. “Essa premiação é o reconhecimento do trabalho de conscientização ambiental realizado em Penápolis, principalmente nas escolas. Parabéns a todos que participaram dessa iniciativa”, disse Sílvia Shinkai.