09 MAR 2014
Assinado convênio para construção de nova creche do Lactário

Na tarde da última sexta-feira (07) o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, junto ao secretário municipal de Educação, professor José Carlos Pansonato Alves, receberam no Paço Municipal representantes da Associação Feminina de Proteção à Infância “Lactário Dília Ribeiro” e da Fundação Nely Jorge Colnaghi. O encontro teve como objetivo oficializar a parceria na construção da nova unidade do Lactário. Por meio de convênio entre o poder público e as entidades envolvidas será possível garantir um novo, moderno e amplo prédio, o que possibilitará dobrar o atendimento às crianças em regime de creche.

Segundo explicou o prefeito Célio de Oliveira, pelo convênio assinado, o município vai, além de já ter efetuado a doação do terreno, arcar com as despesas de construção do prédio. “Nesta parceria a Prefeitura entra com a doação da área e com a contratação de uma empresa, via licitação pública, para erguer o prédio. Devem ser investidos pela Administração Municipal cerca de R$ 600 mil”, explicou.

Ainda de acordo com Célio, a Fundação Nely Jorge Colnaghi participará com a doação de todo o material de construção a ser empregado na obra, e o Lactário, por sua vez, vai colocar no prédio os mobiliários e equipamentos, além de assumir a administração da creche.

“Cada um dando a sua importante parcela de contribuição e já podemos vislumbrar um grande projeto saindo do papel para beneficiar a nossa população. O Lactário, que já é uma instituição de tradição e respeito na nossa comunidade, que sempre primou pela qualidade do serviço prestado às nossas crianças, agora terá como oferecer ainda mais conforto e comodidade à clientela e também funcionários e colaboradores”, enfatizou Célio de Oliveira.

“Esta ação permitirá um salto no atendimento; hoje são cerca de 60 crianças atendidas pelo Lactário, porém após a construção da nova unidade, o atendimento terá condições de ser dobrado, passando a até 120 crianças atendidas”, lembrou ele. Célio ainda frisou que depois de pronta, a obra terá consumido, entre mão de obra e materiais de construção, cerca de R$ 1,2 milhão.

De acordo com o prefeito, a nova unidade de creche será construída em área institucional de 2.371 metros quadrados no Residencial Fernanda, de frente para a avenida João Antônio de Castilho (próximo à Valtra Tratores), terreno considerado área nobre da cidade. O projeto da obra foi feito voluntariamente pela arquiteta Jaqueline Paro, que doou seu trabalho ao Lactário, prontificando-se ainda a auxiliar no acompanhamento da obra.

Para a presidente do Lactário, Cristina Delboni, a concretização da parceria é um sonho realizado. “Há muito tempo nós estamos economizando e guardando recursos para serem investidos nos equipamentos e móveis dessa nova unidade. Fizemos muitas campanhas e nos dedicamos com muito esforço para ver chegar este dia tão esperado. Felizmente agora, com a efetiva assinatura deste convênio, já podemos vislumbrar em breve nosso novo prédio, uma conquista maravilhosa”, considerou ela.

O secretário de Educação, professor Zeca, informou que agora, com as assinaturas dos documentos, tudo será encaminhado ao setor competente para que seja dado andamento. “Estimamos que em aproximadamente 30 ou 40 dias já possamos ter uma licitação em andamento visando a contratação da empreiteira que ficará responsável pela construção do prédio”, informou o secretário.

Mais vagas

Desde o início do seu mandato, o prefeito Célio de Oliveira afirma ter preocupação com a fila de espera para o serviço de atendimento em creches na cidade. Por isso vem investindo na construção de novas unidades, melhorias e ampliações das já existentes.

“Nossa meta é de que até o final de 2015, com as construções de novas unidades e as ampliações já previstas de outras creches em funcionamento, sejam criadas aproximadamente 300 novas vagas. Portanto isso deve zerar a demanda, sendo possível inclusive termos oferta de vagas”, comentou o prefeito.

“Estamos terminando até o meio deste ano a Super Creche do Jardim Del Rey. E estamos pensando inclusive em manter a atual creche do bairro funcionando”, comentou. Célio também informou que uma licitação será aberta nos próximos 15 dias para a construção da Creche Escola do bairro Residencial Gualter Monteiro, e que até o meio do ano deverá ser aberta a licitação para a Creche Escola do bairro Residencial Gimenes.

“Isso sem contar com a mpliação das demais creches já existentes. A creche do Jardim Eldorado, por exemplo, passa por obras de reforma e ampliação atualmente. Lá temos construção de dois novos sanitários, nova cozinha, despensa e amplo refeitório”, lembrou ele.

“Além disso, a unidade ganhará mais duas salas. O prédio que atualmente possui 561 metros quadrados de construção passará a ter 834 metros quadrados de área construída”, observou o prefeito. Com a ampliação do prédio, a expectativa é aumentar o atendimento em mais 30 vagas para as crianças.