Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
11 MAR 2014
Prefeitura convida para abertura dos Jogos Regionais do Idoso nesta quinta, dia 13

A Prefeitura de Penápolis convida toda a comunidade para prestigiar a cerimônia de abertura dos dos 18º Jogos Regionais de Idoso que será realizada nesta quinta-feira, 13, a partir das 10h, no Ginásio Municipal de Esportes “Antônio Castilho Braga”, o Gigantão Azul. A entrada é franca.

Está confirmada a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), Dona Lú Alckmin, que também esteve na cidade no ano passado, por ocasião da abertura do evento. A esposa do Governado Geraldo Alckmin avisou que faz questão de, mais uma vez, visitar Penápolis para prestigiar a solenidade de abertura dos Jogos Regionais dos Idosos, principalmente pelo fato da cidade sediar a competição pelo segundo ano consecutivo.

O evento é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Penápolis, através do Fussesp - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Fundo Social de Penápolis e Secretaria de Esportes de Penápolis.

A abertura do 18º Jori terá o desfile dos atletas inscritos, canto do Hino Nacional Brasileiro, entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica, juramento do atleta, saudação das autoridades e apresentação de números artísticos.

A competição será disputada até domingo, 16, com a participação de aproximadamente 1.200 atletas na faixa etária a partir de 60 anos de idade e de cerca de 30 cidades da região.

O prefeito Célio de Oliveira comentou que Penápolis tem a honra de receber esse evento esportivo, com tantos atletas, onde serão feitas amizades, reforçados laços de união e troca de experiências. “Durante estes dias vamos celebrar a vida, reunindo histórias de pessoas que, para muitos já viveram bastante, mas que na verdade estão mesmo é descobrindo que há muito mais a desfrutar, com disposição e saúde”, disse.

Sequência

Atendendo solicitação do Governo do Estado de São Paulo, a cidade de Penápolis, sediará pelo segundo ano consecutivo os Jogos Regionais do Idoso da 1ª Região Administrativa. Após a desistência de duas cidades sedes (Guararapes e Araçatuba), a Prefeitura de Penápolis decidiu aceitar o pedido do Governo Estadual.

Para o prefeito Célio de Oliveira, a Prefeitura Municipal de Penápolis, além de colaborar com este grande projeto, também tem a oportunidade de reivindicar contrapartidas para o município, como ocorreu no caso da liberação do Projeto Esporte Social e na conquista de uma Academia para Portadores de Deficiência.

Durante o Jori os atletas disputarão as modalidades de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tênis, truco, voleibol adaptado e xadrez. Os participantes ficarão alojados nas escolas estaduais do município e as disputas ocorrerão em 11 praças esportivas.

O objetivo da competição é sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionar o convívio social e a troca de experiências entre pessoas e as demais gerações, valorizando a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar, e resgatando a auto estima.