Sexta-feira, 29 de Março de 2024
13 MAR 2014
Jogos Regionais do Idoso: Festa de abertura acontece hoje às 10h no Gigantão

Hoje, 13, a partir das 10h será aberto oficialmente o 18º Jogos Regionais do Idoso da 1ª Região Administrativa do Estado de São Paulo. A grande solenidade de abertura ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes “Prof. Antônio de Castilho Braga”, o popular Gigantão Azul, com entrada franca a toda população. Uma festa com diversos atrativos foi programada pela comissão organizadora.

O evento é uma promoção do Governo de Estado de São Paulo (por meio da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude e Fussesp - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e Prefeitura de Penápolis (através da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude e Fundo Social de Solidariedade de Penápolis).

A abertura contará com a presença da 1ª Dama do Estado, Dona Lú Alckmin, que é a presidente do Fussesp.

Segundo a programação, o cerimonial de abertura contará com o desfile das cidades inscritas, canto do Hino Nacional e hasteamento das Bandeiras, acendimento da pira olímpica, leitura do Juramento do atleta, pronunciamento das autoridades e apresentações artísticas.

Neste ano a condução do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica serão comandados pela atleta Irene Pontin. Já a leitura do juramento do atleta será feita pelo esportista Moacir Borges de Camargo.

O 18º Jogos Regionais do Idoso, sediado por Penápolis, terá a participação de 37 cidades e mais de 1.200 atletas, com idade mínima de 60 anos de idade.

As cidades participantes são as seguintes: Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Lavinia, Lourdes, Luiziânia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Sud Menucci, Suzanápolis, Turiúba, Valparaíso e Zacarias.

Os atletas disputarão as modalidades de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tênis, truco, voleibol adaptado e xadrez.

Para o prefeito Célio de Oliveira, a Prefeitura Municipal de Penápolis, além de colaborar com este grande projeto, realizado pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e pela Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Juventude, também tem a oportunidade de reivindicar contrapartidas para o município, como ocorreu no caso da liberação do Projeto Esporte Social e na conquista de uma Academia para Portadores de Deficiência.

“A cidade recebe os recursos para realização do evento e também tem a oportunidade de fazer solicitações ao Governo de São Paulo, como incentivo pela nossa colaboração. Por isso achamos válido e importante o nosso engajamento, sem contar o benefício imenso que a realização traz para os munícipes da Terceira Idade. Por isso não nos negamos a auxiliar o Governo de São Paulo nesta realização, pelo segundo ano consecutivo”, comentou Célio.