Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
13 MAR 2014
Parceria garante mais um ano do Projeto Boa Visão na rede municipal de ensino

Foi lançada na semana passada mais uma edição do Projeto Boa Visão, uma parceria da Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis com o Lions Clube, Óptica Objetiva e Clínica de Especialidades do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

Neste ano a Óptica Cristal também passa a integrar o projeto como mais um colaborador. A iniciativa acontece pelo sexto ano consecutivo, beneficiando crianças carentes matriculadas na rede municipal de ensino. Por meio do projeto, aqueles que necessitarem receberão óculos de grau gratuitamente.

Para marcar o início de mais um ano de parceria foi realizada uma cerimônia na sede do Lions, onde seus representantes receberam o prefeito Célio de Oliveira e o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, além da coordenadora do Cisa, Renata Vidal, e representantes das ópticas parceiras.

Durante o ato foram feitos pronunciamentos enaltecendo a parceria e reforçando a importância do projeto para os estudantes beneficiados. Além disso, diretores e coordenadores das unidades municipais de ensino presentes receberam orientações sobre a aplicação dos testes de acuidade visual a serem feitos nas crianças.

O projeto atende prioritariamente todos as alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, que na maioria das vezes, estão ingressando na vida escolar. Entretanto, qualquer criança da rede municipal que apresentar algum problema, identificado pelo professor, será encaminhado para fazer os testes.

Funcionamento

A parceria se realiza da seguinte forma: voluntários do Lions ministram treinamento aos diretores e coordenadores de escolas para aplicação dos testes de acuidade visual em sala de aula. Estes por sua vez realizam os testes, e quando são detectadas dificuldades, que sugerem problemas de visão, essas crianças são encaminhadas para exames com o médico oftalmologista gratuitamente na Clínica de Especialidades.

Se confirmada a necessidade dos óculos, as ópticas farão a doação das armações e proporcionarão descontos especiais no preço das lentes, que são compradas pelo Lions com recursos das campanhas promovidas pela instituição.

O agendamento das consultas e o transporte das crianças ao médico e à óptica são feitos pela Secretaria Municipal de Educação.

O Projeto “Boa Visão” do Lions Club de Penápolis está em concordância com o Projeto “Visão do Saber”, criado pela Lei nº 1580/2009. Os dois têm como objetivo a realização da avaliação oftalmológica dos alunos da rede municipal de ensino.