Quinta-feira, 28 de Março de 2024
18 MAR 2014
Grande público prestigia palestra de Dan Robson no Lúmine

Cerca de 300 pessoas lotaram o Teatro Lúmine na noite da última sexta-feira (14) para prestigiar a palestra do ecoesportista Dan Robson, promovida pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) como parte da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água e o Dia do Ribeirão Lajeado, lembrados em 22 de março. O público também foi participativo, permanecendo até o final da explanação de Dan, e fazendo perguntas ao palestrante sobre seu trabalho em prol ao meio ambiente.

Através do “Projeto Águas do Amanhã”, Dan Robson permaneceu em Penápolis nos dias 12, 13 e 14, realizando um trabalho de pesquisa junto ao Ribeirão Lajeado, única fonte de abastecimento de Penápolis, e aos rios Bonito e Tietê. A bordo de um caiaque equipado com modernos equipamentos tecnológicos, foi efetuado um amplo levantamento de caracterização do manancial.

E foi para expor o resultado deste trabalho que ele proferiu palestra, além de falar ainda sobre seus outros projetos de pesquisa já realizados, com enfoque principal para o Flutuador, equipamento desenvolvido pela TV Globo e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que foi acompanhado pelo aventureiro numa viagem que mediu o nível de oxigênio na água do Rio Tietê em 2009 e 2011.

Sobre a avaliação feita no Ribeirão Lajeado, Dan Robson classificou como de ótima qualidade a água que Penápolis utiliza para consumo.

“O rio de vocês é o mais limpo que já naveguei com meu caiaque. Com exceção de rios que conheci na Irlanda, onde a legislação é extremamente rígida com quem suja as águas dos mananciais, a água do Lajeado é a melhor que já vi”, afirmou ele.

Dan Robson afirmou ainda que não viu grandes problemas ao longo de todo o trajeto navegado (da nascente à foz), e que observou alguns poucos pontos de descarte de lixo feito às margens, por parte da comunidade, considerados por ele como problemas pontuais.

“Foram uns poucos lugares onde detectei o problema e que já relatei a localização ao Daep para que seja feito um trabalho de educação ambiental. Pelo que pude conhecer, vi que esse trabalho já é efetuado pelo departamento, mas esperamos que a população possa se conscientizar quanto ao erro que é jogar o lixo próximo do rio”, considerou Dan Robson.

Ele disse ainda que a oxigenação da água é excelente ao longo do Lajeado, e que o nível foi detectado baixo apenas em um pequeno trecho, também tido como uma situação pontual, em área situada após à captação, indo em direção à Barbosa. “Esta localização também foi passada ao Daep para que verifique quem ou o que pode estar causando este fator”, observou ele. “Entretanto, em linhas gerais, o Lajeado está em condições muito boas”, afirmou.

O prefeito Célio de Oliveira esteve presente no evento, assim como outras autoridades municipais e demais representantes do poder público, como a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira; o coordenador do Consórcio Ribeirão Lajeado, Júlio César Barreto, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Arata Assami. Também participou da mesa da autoridades o presidente da Câmara, vereador Caíque Rossi, o representantes da Via Rondon (patrocinadora do projeto), Mauro Ross, e a chefe de gabinete da Prefeitura de Alto Alegre, Renata Nogueira.

Programação

E o mês de comemorações ao Dia Mundial da Água e o Dia do Ribeirão Lajeado continua com uma programação cheia de atividades para participação da comunidade. Acompanhe e participe:

- Até 11 de abril: Exposição histórica sobre água e visita à sala temática do ribeirão Lajeado. Local: Museu do Centro de Educação Ambiental do Daep (final da rua Altino Vaz de Mello, junto à captação).

- Dia 20 de Março: 1º Fórum Infanto Juvenil das Escolas do Município de Penápolis Eleição do Conselho Mirim Local - Centro de Educação Ambiental Das 8h às 16h

- Dias 27 e 28 de Março 11º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente “Resíduos Sólidos: O lixo Nosso de Cada Dia” Desafio para a Destinação Correta.

- Dia 27 - Abertura Oficial e Palestras. Local - Teatro Lúmine, às 19h30.

- Dia 28 - Debates e Eleição do Conselho Gestor do Daep Local - E.E. Dr. Carlos Sampaio, às 19h.