Quinta-feira, 28 de Março de 2024
22 MAR 2014
Daep realiza 1º Fórum InfantoJuvenil de Saneamento e Meio Ambiente

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) promoveu na última quinta-feira, 20, o 1º Fórum Infantojuvenil de Saneamento e Meio Ambiente com o tema “Resíduos Sólidos: O lixo nosso de cada dia – Desafios para a destinação correta”. O evento foi realizado das 8h às 16h, no Centro de Educação Ambiental do Daep, com a participação dos jovens de 12 a 16 anos das escolas estaduais e particulares de Penápolis. Houve a eleição do Conselho Mirim do Daep e a aprovação de 28 propostas.

O 1º Fórum InfantoJuvenil propôs a discussão entre os alunos sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos e planejamento de possíveis ações em prol ao meio ambiente. Participaram alunos representantes das escolas E.E Joana Helena, Colégio Educandário, Centro Educacional SESI, E.E. Carlos Sampaio Filho, E.E. Adelino Peters, E.E. Ester Eunice, E.E. Yone Dias de Aguiar; E.E. Prof. Luiza Maria Bernades Nory e Associação Vila da Infância. Na ocasião, os alunos puderam conhecer melhor a diferença entre cada tipo de resíduo sólido e o trabalho de gestão de resíduos sólidos realizado pelo Daep.

O Departamento realiza a varrição das ruas e avenidas, a coleta do lixo orgânico e reciclável, animais mortos e resíduos sólidos de saúde. Além disso também exitem os Ecopontos destinado para pequenas quantidades de entulhos de construção e galhos de podas de árvores. Para quantidades maiores de entulho existe uma área própria ao lado da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos.

Após as explanações, os participantes foram divididos em cinco grupos para debaterem sobre possíveis ações em alguns pontos de descartes impróprios detectados nos bairros da cidade. Da propostas elencadas, foram aprovadas 28 em plenária (confira box da matéria).

Confira as propostas aprovadas no 1º Fórum InfantoJuvenil

1- Ampliar o número de lixeiras em locais de muita circulação de pessoas (ex: Santa Leonor, Parque Maria Chica, praças, etc.);

2- Aumentar o número de fiscais, que a fiscalização seja permanente e não fique somente nos ecoponto mas em todas as áreas da cidade,aplicando multas.

3- Autonomia do DAEP para efetuar a multa, para que haja mudança de comportamento das pessoas.

4- Que a Prefeitura efetue a limpeza das áreas verdes do município periodicamente para ajudar na limpeza da cidade;

5- Intensificar de forma permanente a conscientização da população em geral e escolas (em forma de projetos e palestras) e divulgação a repeito dos resíduos sólidos .

6- Palestras para os munícipes que irão morar em bairros novos para prevenção deste problema.

7- Fazer mobilização ao Meio Ambiente com a comunidade;

8- Criar projetos nas escolas e instituições de sustentabilidade;

9- Divulgação em TVs, Rádios e jornais;

10- Criar página na internet falando sobre não jogar lixo na rua e mostrando onde estão instalados os Ecoponto.

11- Sensibilizar os jovens sobre as questões do meio ambiente e como isso pode causar danos no nosso futuro.

12- Instalar PEVs no centro da cidade, em pontos estratégicos;

13- Reaproveitamento do lixo das hortas comunitárias como adubo orgânico;

14- Aumento de caçambas espalhadas pela cidade e implantação de fiscalização eletrônica nas mesmas;

15- Conscientização sobre as consequências a longo prazo do descuido com o lixo, através de palestras em praças públicas com auxilio dos eleitos para o conselho Mirim e jovens ;

16- Utilização das redes sociais para reunir e divulgar as palestras, utilizando também carros de som nas ruas;

17- Fiscalização por parte da população com DISK DENÚNCIA e um grupo responsável para garantir o cumprimento da lei dirigindo-os até o local e informando sobre a multa e identificação do infrator;

18- Colocar fiscais nas ruas mais movimentadas informando os ecopontos nos bairros;

19- Colocar caçambas de lixo com placas informando do que pode ser depositado ali, colocá-las em mais locais diferentes dentro dos bairros e ainda colocá-las de modo que seja fácil o depósito.

20- Colocar nos sacos de reciclagem avisos com o mapa do bairro identificando os ecopontos mais próximos e informando sobre as doenças que podem ser transmitidas com o acúmulo do lixo.

21- Multas para carroceiros, e para quem o contratou, caso jogue o lixo em lugar inadequado;

22- Conscientização permanente para reduzir, reciclar e reutilizar;

23- Criação de site para divulgar à população os carroceiros cadastrados na Prefeitura e que o cadastro das carroças e identificação (placa), sejam gratuitos

24- Parceria com a Polícia Militar para ajudar fiscalizar o destino do lixo;

25- Cada munícipe cuida de sua propriedade (proprietários de terrenos vagos não deixar depositar lixo no seu terreno);

26- Prefeitura melhorar a pavimentação dos bairros porque precisa de parceria para resolver o problema do lixo;

27- Lei municipal para multar quem joga lixo em lugares inadequados;

28- Instalação de mais ecopontos na cidade, com abertura por 24 horas, devidamente sinalizados e amplamente divulgado a aplicação de multas.