Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
23 MAR 2014
Penápolis vive momento marcante com crescimento de 600% na geração de emprego

Números estão disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Elevação se deve ao início das atividades da Clealco

Confirmando previsões e abrindo um cenário otimista para a economia de Penápolis e região, o Ministério do Trabalho divulgou recentemente o crescimento de 600% no número de vagas formais no mercado de trabalho da cidade neste mês de fevereiro. Isso se deve à criação da Unidade de Produção Isolada da antiga Usina Campestre, recém adquirida e posta em funcionamento pelo Grupo Clealco. Os números estão disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho – o Caged.

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, comemorou a notícia, e afirmou que o momento é de positivismo, já que existe a expectativa de que o mesmo se repita no mês de março.

“Nós já tínhamos esta convicção de que haveria um crescimento muito significativo no número de empregos com carteira assinada a partir da vinda deste grupo empresarial. Por isso nos empenhamos tanto, enquanto poder público, para a implantação da Clealco Penápolis”, comentou ele.

“As perspectivas são animadoras e a economia da cidade felizmente volta a se aquecer de forma destacada, após um difícil período de baixa no comércio, entre outros problemas que a demissão de mais de 1.200 trabalhadores causou à cidade, quando da paralisação das atividades da Campestre”, acrescentou.

Célio de Oliveira lembrou que a Clealco Penápolis ainda não deixou de contratar. “A seleção de mais trabalhadores para as áreas de campo e indústria continuam, o que nos leva a crer que a situação de melhoria no cenário econômico seja evolutiva e permanente”, disse.

“Inclusive estamos mantendo conversações com a direção do Grupo Clealco para uma parceria na implantação de cursos de qualificação específica da mão de obra para o setor de usina. Para isso utilizaremos a nossa estrutura disponível no Instituto Municipal de Profissões, que a cada dia também vem crescendo com a oferta de cursos nas mais variadas áreas de profissionalização”, contou Célio. “Com isso estaremos oferecendo o trabalhador já capacitado para a empresa, dando garantia de emprego”.

Ele reconheceu que o pleno funcionamento da Clealco é fundamental para o desenvolvimento do município, e que sem a usina funcionando, além da redução dos postos de trabalho, a cidade acaba tendo uma redução na quantidade de impostos, prejudicando investimentos da municipalidade.

Números

Penápolis criou, no último mês de fevereiro, 318 postos de trabalho a mais que no mesmo período do ano passado (em 2013 foram 52 postos de trabalho).

Ainda segundo o Caged, o setor da economia que mais contratou na cidade foi a indústria; o saldo era negativo de -4 no ano passado, e passou no último mês para 163. Outro setor que está aquecido é o da construção civil, que teve em fevereiro 21 contratações a mais que no mesmo período do ano passado.

Vagas

Atualmente a Clealco Penápolis oferece várias vagas de trabalho: operador de evaporador, motorista de caminhão pipa (CNH letra D), tratorista (CNH letra B), operador de motobomba; fertirrigação (não precisa de experiência), operador de colhedora, engatador (não precisa de experiência), e cozedor.

Os interessados devem comparecer e levar currículo no PAT, que fica localizado na Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira 330, em frente a Biblioteca Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Baros, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone 3652-0603.