Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
26 MAR 2014
Célio assina novos convênios para a cidade

Benefícios para as áreas do esporte, habitação e meio ambiente, além de melhoria no sistema de abastecimento de água

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, participou na última segunda-feira (24) de um grande evento em São Paulo, organizado pelo Governo do Estado, para assinatura de convênios com dezenas de municípios. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador Geraldo Alckmin. Na oportunidade, o prefeito Célio assinou três convênios, sendo um da Secretaria Estadual de Esportes Lazer e Juventude, outro da Secretaria Estadual de Habitação, e um outro convênio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, também esteve com o prefeito, no Palácio dos Bandeirantes, para assinar um convênio com a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, através do Fehidro.

Segundo informou o prefeito Célio, com a Secretaria Estadual de Esportes foi assinado convênio para instalação de duas academias de ginástica ao ar livre. Os equipamentos serão destinados à cidade para instalação na entrada do bairro Jardim Esplanada, às margens da estrada Irmãos Buranello, e também no bairro Santa Terezinha, na praça em frente à igreja do bairro.

Os equipamentos serão instalados no município graças a emenda parlamentar do deputado estadual Antônio Salim Curiati, que atendeu pedido do prefeito Célio de Oliveira, intermediado pelo diretor do Instituto de Profissões, Manoel Feliciano Oliveira Neto. Houve o envolvimento da Secretaria Municipal de Esportes, que executou os projetos encaminhados ao deputado, para viabilização de emenda.

Outras importantes conquistas para a cidade foram as assinaturas de documentação para estabelecer convênio com a Secretaria da Habitação, através do PEM (Plano Especial de Melhorias). Recursos da ordem de R$ 200 mil serão liberados para proporcionar melhores condições de vida à população moradora de conjuntos habitacionais; neste caso o Residencial Sílvia Covas e o Residencial Jardim Pevi.

“No Sílvia Covas, além de haver reforma e iluminação da quadra poliesportiva, também teremos o recapeamento das ruas, que encontram-se bastante deterioradas, e por isso necessitando urgentemente de reparos para melhoria e segurança do tráfego”, afirmou o prefeito Penápolis.

“No Jardim Pevi teremos a reforma e iluminação da quadra poliesportiva, melhorando as condições de utilização para os nossos jovens”, acrescentou ele.

Houve também a assinatura de convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, no valor de R$ 180 mil destinados à aquisição de uma máquina de triturar resíduos de materiais de construção. “Vamos usar uma parte do material triturado para melhorar as estradas da zona rural”, comentou.

Setorização do abastecimento

Quanto ao convênio de R$ 120 mil assinado pelo Daep, o mesmo trata da contratação de serviços especializados visando a elaboração do Projeto de Setorização em Zonas de Pressão do Sistema de Abastecimento de Água do Município.

De acordo com a diretora do órgão, Sílvia Shinkai, o Daep possui um Plano de Combate a Perdas de Água; através deste plano foi constatada a necessidade de se realizar um levantamento planialtimétrico, bem como realizar o projeto de setorização da rede de distribuição de água. O levantamento planialtimétrico consiste num estudo do terreno, tendo em conta as medidas planas e ainda o relevo, com ângulos ou diferenças de nível. Silvia explicou que o referido plano aponta diversas ações para alcançar o objetivo de melhorar a eficiência do sistema de abastecimento.

“Dentre estas ações, é considerado de suma importância o levantamento da setorização da rede de distribuição de água em zonas de pressão”, disse a presidente.

Ela revelou ainda que, de uma maneira mais geral, a implantação do projeto tem como objetivos específicos: executar um planejamento (visando a expansão do sistema, as readequações de setores de distribuição e os remanejamentos, limites de exploração do sistema, dentre outros aspectos); e obter maior controle das vazões setoriais, resultando no acompanhamento contínuo dos índices de perdas de água de cada setor de distribuição.

“Isso nos permite diagnosticar as possíveis causas das perdas e planejar o combate a elas de forma rápida e eficiente”, falou Sílvia.