Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
28 MAR 2014
Galeria da rua José Pinto de Almeida entra em fase final

A Secretaria Municipal de Obras de Penápolis, em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) está finalizando o complexo de galerias coletoras de águas pluviais da região da rua José Pinto de Almeida, Vila Aparecida.

A obra foi iniciada no final de 2013, e por sua complexidade e extensão foi executada com uma equipe de pedreiros, serventes e armadores da Prefeitura, com o apoio do Daep através de uma máquina retroescavadeira hidráulica, necessária para a abertura de valas e assentamento de tubos de concreto armado de diâmetro 800 milímetros e 1.000 milímetros.

Segundo revelou o secretário municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, foram assentados aproximadamente 300 metros lineares de tubos de concreto. “Esses tubos compõem a rede principal de galerias, além da execução de 8 grandes caixas de passagem em alvenaria estruturada, além de dezenas de bocas de lobo ao longo da rua principal”, detalhou Reinaldo.

“Foram feitos ramais da galeria pela rua Eduardo Berbel Sorroche, e agora estamos concluindo também um ramal final de galerias pela rua Eduardo de Castilho”, completou ele.

O secretário de Obras também informou que toda a obra, incluindo materiais, mão de obra , hora-máquina, além de recape asfáltico de acabamento das vias, somam um valor aproximado de R$ 700 mil. Os recursos investidos são próprios do município.

“Trata-se de uma obra que está sendo executada em cumprimento a um TAC, o chamado Termo de Ajuste de Conduta, firmado entre a Promotoria de Justiça e a Administração Municipal na gestão anterior”, explicou. “A obra é realizada para evitar transtornos com chuvas e inundações no trecho”.

A equipe de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras providenciou o reparo com recapeamento asfáltico geral de um trecho de 120 metros lineares, na rua Eduardo Berbel Sorroche, totalizando aproximadamente 1.000 m2.

Em continuidade a este serviço, na próxima semana os serviços de recapeamento asfáltico continuam pela rua José Pinto de Almeida, que representa maior trecho da obra que requer recapeamento asfáltico.

Atualmente já existe a liberação provisória de tráfego de veículos pelo local para não prejudicar moradores e comerciantes locais.

“A conclusão geral da obra depende da instabilidade climática, pois na presença de chuvas não é possível concluir-se serviços de recapeamento asfáltico”, finalizou Reinaldo Morás.