Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
03 ABR 2014
Novas ações para criação do Polo de Vedação

Coordenador da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, Flávio Prandi, expôs projetos de Arranjo Produtivo e Centro Técnico de Usinagem

Foi realizado na última segunda-feira (31), na Prefeitura de Penápolis, um encontro para apresentação do projeto de Arranjo Produtivo Local (APL). O mesmo consiste na união de empresas do mesmo ramo para difusão de ações em prol do fortalecimento do setor. Trata-se de um passo primordial para uma futura designação do município como Polo Industrial de Vedação.

A reunião, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, contou com a presença do Coordenador de Arranjos Produtivos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia de São Paulo, Flávio Prandi Franco. O convidado veio à cidade para a discussão de ações junto ao executivo municipal, em parceria com as empresas do ramo de vedação industrial, atendendo desejo do prefeito Célio de Oliveira. Recentemente, em reunião com o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, em São Paulo, o prefeito apresentou pedido ao titular da pasta.

Estiveram também presentes na reunião o prefeito Célio de Oliveira; o secretário municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, Hugo Crepaldi; os vereadores Joaquim Soares da Silva e Caíque Rossi; o Diretor Regional do Sebrae, Marco Aurélio Rosas; o Coordenador do Senai de Birigui, Liberato Marcuz Junior; o representante Ciesp-Araçatuba, Luiz Antônio dos Santos Pinto; além dos representantes das empresas Balived, Plisved, Retentores Noroeste, TNT Vedações, Maná Vedações, JC Plis Vedações, Techved e Metalmaq.

Na referida reunião, além do fortalecimento de contato entre as empresas, entidades representativas e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, foi possível estabelecer metas para a criação do Arranjo Produtivo Local e a implantação de um Centro Técnico de Usinagem. Neste centro seria possível ter, em um mesmo espaço, maquinários de alta precisão e qualidade para uso em comum entre as empresas, com fins de fabricação de moldes e usinagem complexa de peças; essas máquinas seriam adquiridas através de Convênios entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Na reunião foi discutida ainda a possibilidade de se pleitear cursos específicos para o segmento em parceria com o Senai, capacitando os profissionais da área. Inclusive ficou acertado o agendamento de uma data para visita dos empresários ao Senai de Birigui, visando conhecer equipamentos e maquinários referentes à usinagem e ferramentaria.

Novas reuniões deverão ocorrer com a presença de representantes do Sebrae, Senai e Ciesp, empresários e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo para a elaboração do Plano de Trabalho para implantação do APL (Arranjo Produtivo Local), e assim definir as próximas ações a serem concretizadas.