Terça-feira, 16 de Abril de 2024
15 ABR 2014
Bibliotecas Municipais não terão atendimento ao público hoje

A Prefeitura de Penápolis informa que as Bibliotecas Municipais “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”, no centro, e a “Prof. Jayme Monteiro”, na Vila Formosa, não terão atendimento ao público excepcionalmente hoje, terça-feira, 15, devido capacitação dos funcionários. Todos os profissionais das duas bibliotecas participam durante o dia de hoje da oficina “Acessibilidade, Inclusão e Atendimento de Pessoas com Deficiência em Bibliotecas”, promovida pelo SISEB - Sistema Estadual de Bibliotecas. A partir de amanhã, quarta-feira, 16, o atendimento nas Bibliotecas “Fausto Ribeiro” e “Jayme Monteiro”, acontece normalmente.

A oficina será realizada na Biblioteca “Prof. Jayme Monteiro”, das 10h às 17h, com a participação de profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura da cidade e região.

A atividade tem o objetivo de orientar e capacitar os profissionais de bibliotecas no atendimento das pessoas com deficiência. Os participantes serão orientados sobre as inúmeras deficiências e suas principais características; como identificar quem são as pessoas com deficiência que frequentam os espaços de leitura; estudo de casos, situações reais e elaboração de atividades para os casos apresentados.

A oficina será ministrada pela Pedagoga com habilitação em Deficiência Visual, Cristiany Gomes Miguel. Ela tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial. Exerceu recentemente o cargo de Líder de Acessibilidade na Biblioteca de São Paulo. Atualmente desenvolve projetos, treinamentos, consultorias e palestras com as seguintes temáticas: atendimento às pessoas com deficiência em espaços culturais, práticas inclusivas, concepção de deficiência, acessibilidade e inclusão.