Terça-feira, 23 de Abril de 2024
16 ABR 2014
Penápolis comemora Dia da Conservação do Solo

Em comemoração ao Dia da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) em parceria com o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado elaborou uma programação especial durante o mês de abril. As atividades visam conscientizar a população em relação ao manejo adequado do solo e a preservação do meio ambiente com a destinação correta dos resíduos sólidos em Penápolis.

Ontem, dia 15, data em que é comemorado o Dia da Conservação do Solo, os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino foram a campo para acompanhar o trabalho realizado pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, criado em 1993 para proteger o manancial que abastece Penápolis. Durante a visita os alunos tiveram a monitoria da equipe do CEA – Centro de Educação Ambiental do Daep.

O trabalho do Consórcio engloba o manejo do solo, curvas de nível, recuperação de estradas rurais, recuperação e preservação da mata ciliar do Ribeirão Lajeado e plantio de mudas nativas para preservar o solo e o ribeirão, que também banha os municípios de Alto Alegre e Barbosa, além de Penápolis.

Preservação

Paralelo às atividades com as crianças, também é realizado o projeto “A cidade que queremos”, que visa sensibilizar a população em relação ao descarte correto do lixo, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O projeto começou em fevereiro deste ano e vai abranger todos os bairros, com o objetivo de manter a cidade mais limpa.

No dia 15, terça-feira, a equipe do Centro de Educação Ambiental realizou uma reflexão com a comunidade do bairro Sílvia Covas sobre o descarte de lixo em locais impróprios; a atividade aconteceu às 19h, no CEU “Darcy Buranello”.

Na próxima terça-feira, 22, a reunião será feita com os comerciantes no Sindicato do Comércio, às 19h30. No dia 24, o projeto será realizado com os moradores do Jardim Pevi, Rosa Alberton e Jardim Tinô na Escola Elza Nadai.

Vale ressaltar que o Daep realiza a varrição das ruas e avenidas, a coleta orgânica e seletiva, animais mortos e resíduos de serviço de saúde. Para pequenas quantidades de entulho e galhos de podas de árvores, existem os Ecopontos, que funcionam todos os dias, das 7h às 19h. Para quantidades maiores existe uma área própria ao lado da Central de Tratamento de Resíduos.