Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
20 ABR 2014
Alunos iniciam arrecadação de óleo de cozinha nas escolas

A Campanha de Arrecadação de Óleo de Cozinha Usado já começou e os alunos estão levando para as escolas as garrafas pet com o óleo utilizado em suas residências. As salas e as escolas que arrecadarem maior quantidade de óleo de cozinha usado, receberão prêmios como incentivo. A campanha envolve todas as escolas municipais, estaduais e particulares do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Todas as escolas receberam os tambores para armazenarem as garrafas plásticas trazidas pelos alunos, com o óleo de cozinha usado. A Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) passa a cada 15 dias nas escolas para recolher o produto, que será vendido e a renda revertida para as famílias dos cooperados.

Cada escola é responsável por anotar a quantidade de litros de óleo arrecadada para a pontuação que definirá as escolas e turmas vencedoras.

Palestra

Desde o final do mês de março, a equipe do CEA – Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) está percorrendo todas as escolas participantes da campanha para ministrar palestra aos alunos sobre “Os impactos do óleo de cozinha no meio ambiente”.

Os alunos são orientados sobre o funcionamento da campanha e a importância de separar o óleo de cozinha para a destinação correta e não jogá-lo no meio ambiente ou na rede de esgoto (pelo ralo da pia), causando sérios prejuízos.

O óleo arrecadado durante a campanha será reutilizado pelas fábricas de detergente, ração de animal, biodiesel, resina e portanto, transformado em outros produtos.

Para a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, mais importante que a premiação da escola é que essa campanha visa mobilizar os alunos para o descarte correto do óleo de cozinha, e assim, conscientizar as crianças e consequentemente os pais e a comunidade em geral.

“Mesmo com o final da campanha previsto para o segundo semestre, é importante que a comunidade penapolense continue a separar o óleo de cozinha usado. O produto é recolhido pela Corpe, no mesmo dia em que é feita a coleta seletiva nos bairros”, orientou Sílvia Shinkai.

A campanha de arrecadação de óleo de cozinha é uma iniciativa do Sicredi Penápolis e conta com parceria do Daep, CEA, Corpe e Secretaria Municipal de Educação.