Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
25 ABR 2014
Secretaria de Esportes implanta projeto voltado para crianças e adolescentes

Projeto Esporte Social é uma parceria da Prefeitura de Penápolis com o Governo do Estado

A partir da próxima segunda, dia 28, começa a funcionar, em Penápolis, o Projeto Esporte Social. A iniciativa é fruto da parceria firmada pela Prefeitura de Penápolis com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O projeto será desenvolvido e gerenciado pelo IPDH (Instituto Paulista de Desenvolvimento Humano).

O Esporte Social vai atender 100 pessoas, entre crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, dos bairros Aparecida, Planalto, Pevi, Rosa Alberton, Residencial Gimenes, entre outros. Futsal, vôlei e handebol, bem como jogos didático-pedagógicos e palestras, serão ofertados. As atividades acontecerão no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado na Rua Manoel Foz, 515 – Aparecida (em frente ao Cemitério Municipal Santa Cruz).

As inscrições começam segunda-feira (28), no próprio CEU, e os interessados devem levar certidão de nascimento. As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h00 às 10h00 e das 15h00 às 17h00, mesmo horário de recebimento das inscrições. Feita a inscrição, o aluno já passa a ser usuário do projeto. Os participantes terão direito a lanche e camiseta do projeto durante as atividades.

De acordo com o secretário municipal de esportes, professor Paulo Henrique Sanchez, responsável pela supervisão do projeto, é importante que os pais incentivem seus filhos a fazerem parte do projeto. “Ele vai desenvolver a habilidade motora dos participantes e oferecer um tempo de qualidade, substituindo o período ocioso”, disse Sanchez.

Segundo o prefeito municipal Célio de Oliveira, a implantação do projeto visa fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo educacional, além de privilegiar a inclusão social e a saúde da nova geração.

PELC, uma parceria com o Governo Federal

Na mesma linha de oferecer atividades esportivas e de recreação, a Secretaria Municipal de Esportes elaborou e teve aprovado o PELC (Programa Esporte e Lazer na Cidade) junto ao Governo Federal. O objetivo é desenvolver e democratizar as práticas esportivas e, para isso, Penápolis contará com cinco núcleos do programa.

Os núcleos serão distribuídos nos seguintes bairros: Vila Santa Terezinha, Jardim Tropical, Silvia Covas, Jardim Tóquio e Cidade Jardim. Cada local contará com um coordenador e seis agentes sociais, que irão atender até 400 pessoas. O total de beneficiados pode chegar a 2 mil moradores.

No PELC poderão ser atendidos crianças, adolescentes, adultos e idosos, que terão à disposição as mais variadas atividades, entre elas, capoeira, ginástica, dança, futsal, basquete e vôlei. A Prefeitura Municipal de Penápolis está trabalhando agora na viabilização burocrática do programa para que ele seja implantado no município. Ainda não há previsão para início das inscrições e atividades. Mais informações, entrar em contato no (18) 36525582.